Close Menu

Busque por Palavra Chave

Opinião | Deem livros aos seus filhos!

Por: Júnior Chisté
02/05/2018 10:24

Quais são os problemas enfrentados pela Educação nos dias de hoje? Os gestores de educação, aqueles tidos como "especialistas" realmente sabem onde estão as principais muletas que castiga, que maltrata a educação de Xaxim, de Chapecó, de Porto Alegre e de todos os municípios do país?

Pois bem, lá vai: a discriminação de gênero, homofobia, racismo e violência de alunos com alunos, alunos com professores e até com diretores. Qual seria a grande solução? Só vejo uma e a longo prazo, mas infelizmente não se tem o ponta pé inicial, não vejo uma grande iniciativa sendo tomada. Sempre a mesmice! Algumas poucas atitudes, mas essas muitas tímidas. Diria até vergonhosas.

Pra mudar a história desse país é exatamente através dessa mesma educação a começar pela leitura, pelo "Sr. Livro". Senhores pais, deem mais livros aos seus filhos e menos brinquedos, celulares, computadores e horas em redes sociais. Tenho dito isso já há anos. Só a leitura supera o individualismo, a destruição da natureza, a violência.

Um dos maiores escritores acerca da Educação, Edgar Morin já dizia que a educação, tem que ser enxergada como "um desafio e não como uma resposta".

Vejo em jornais, diversos candidatos à Presidência da República falar em armar a população contra a insegurança pública. Sou contra! Sugiro livros no lugar de armas. Exatamente para reacender o humanismo em nós, se criar vínculos e não reforçar segregações, o separatismo. Somente assim semearemos sonhos e não destruições. Somente alguém com cultura saberá fomentar ideias e discernir influências consumistas, errôneas, competitivas ao extremo, de desvalia e de vulnerabilidade, do amor permissivo e possessivo e do autoflagelo.

Mas repito isso não vai ser construído em dois ou em cinco anos, isso será construído em longo prazo. Mas o primeiro passo terá que ser dado por uma grande mente, por um grande líder que vislumbre isso.

Somente peço à Deus que todas aquelas pessoas que estão à frente das Secretarias de Educação e Cultura possam ter discernimento suficiente para atingirem tal patamar e perceberem qual é o tamanho da função que exercem e o diferencial que podem fazer na vida de centenas de seres humanos.

Deem livros, comprem livros, habituem a prática da leitura, por favor!

Já que o assunto é leitura, estarei mais uma vez na cidade de Xanxerê, mais uma vez à convite da Livraria Livros & Livros e também na companhia do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal daquele município, neste sábado dia 05, a partir das 16h autografando meu livro "Porque sabemos o que sabemos e não fazemos" no Pavilhão 2 desta Feira. Espero você lá!

Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro