Close Menu

Busque por Palavra Chave

Juiz egresso de Direito da Unochapecó lança livro sobre incêndio da igreja de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/05/2018 10:30
Juiz de Direito Jean Pereira lançará o livro “A Dança dos Incêndios” no dia 14 de maio na Unochapecó (Foto: Divulgação/LÊ) Juiz de Direito Jean Pereira lançará o livro “A Dança dos Incêndios” no dia 14 de maio na Unochapecó (Foto: Divulgação/LÊ)

Por Vitória Schettini

Hoje, a cidade de Chapecó é mundialmente conhecida pelo acidente com a delegação da Chapecoense, ocorrido em 29 de novembro de 2016, o qual vitimou 71 pessoas próximo à cidade de Medellín, na Colômbia. Além disso, a Capital do Oeste ainda é lembrada pelos acontecimentos no final da década de 1940, quando outra tragédia já havia a colocado em destaque nacional e internacional. No então pequeno povoado, a onda de incêndios criminosos que transformou boa parte da cidade em cinzas, inclusive com a queima da Igreja Matriz, desencadeou uma chocante revolta popular.

O livro “A dança dos incêndios”, da Editora Multifoco, de 2018, foi baseada em fatos reais, narrando em forma de romance policial a complicada série de eventos que iniciou com a queima da igreja, e carregou a cidade toda, pelas ações e omissões de pessoas proeminentes da comunidade, a um desfecho impressionante, espalhando para o mundo a imagem de que a região era, o “far west catarinense”.

Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, o autor do livro, o Juiz de Direito Jean Thiago Vilbert Pereira, de 31 anos, conta sobre a realização em escrever um livro sobre os acontecimentos em Chapecó. O chapecoense e que hoje atua como Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, escreveu a obra em cerca de nove anos. “A ideia de escrever um livro sobre isso surgiu em 2007, quando eu estava me graduando em Direito e eu tive a oportunidade de conhecer a professora Monica Hass e sua impressionante obra ‘O linchamento que muitos querem esquecer’. Dessa maneira, eu fiquei fascinado pela história e imediatamente, me veio à mente a ideia de escrever um livro sobre os eventos. É inacreditável que a queima da igreja, e tudo o que veio em seguida, tenha acontecido em Chapecó poucos anos atrás”, comenta o juiz Jean.

Ele relata que iniciou a escrita da obra em 2008 e terminou apenas no final de 2017. Segundo ele, as pausas ocorreram devido ao mestrado que fez e aos estudos para se tornar Juiz. “Eu tive de investir muito em pesquisa, antes e durante a escrita, com o livro da professora Hass, em jornais do final da década 1940 e analisando o processo crime que surgiu dos eventos, o qual tem quase três mil páginas”, revela.

De acordo com Jean, “A Dança dos Incêndios” é sua primeira obra e que o sonho de ser escritor vem de criança. Ainda, ele relata que trabalha numa profissão que exige muita dedicação, mas nunca conseguiu deixar para trás a ideia de escrever histórias. “Eu já tenho outro manuscrito esboçado, em processo de revisão e possivelmente no início de 2019, eu terei um livro novo. Estou ansioso para retornar à Unochapecó, que é onde cresci e me formei. Quero compartilhar com os estudantes não só a incrível história que conto no livro, mas também as experiências que tive ao passar pelos bancos da universidade, os quais me abriram um mundo de possibilidades”, finaliza o juiz, referindo-se à palestra que fará aos alunos da Unochapecó no dia 14 de maio.

A obra “A Dança dos Incêndios” está disponível para venda no site da Editora Multifoco e também pode ser adquirida na Livraria Argos, na Unochapecó e na Livraria das Faculdades, no Centro de Chapecó.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro