Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Acreditar em Xaxim porque a eleição acabou

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/11/2016 08:55 - Atualizado em 22/11/2016 08:56

A palavra inteligência é derivada de duas palavras no latim. Para conhecimento do que se afirma, inter e legere. Inter significa entre e, legere, escolher. Uma pessoa inteligente, portanto, é aquela que aprendeu a escolher e, entre o que ao seu redor observa, aponta a direção.

Diz-se que, quando não há direção, qualquer caminho serve. Pensa-se que isto seja verdade. Uma pessoa que sabe que sua vocação é a Medicina, não irá se matricular na faculdade de Direito. Pelo menos não em sã consciência de seus conhecimentos e, mais ainda, de si mesmo. Da mesma forma a pessoa que possui um negócio em Florianópolis vá, sem orientação, para Porto Alegre. Ter direção na vida é inteligência porque cria-se o tempo e recursos para este objetivo e não exagera-se em nada

Porém, nem sempre é fácil saber que direção dar. A escolha de um rumo, seja político ou econômico, por exemplo, normalmente é um período de tensão para quem sai da dúvida para, sem saber o que fazer, enfrentar as milhões de possibilidades. Da mesma forma, a decisão por um casamento ou coisas mais simples como a compra de um carro. Para alguns a escolha é um processo tão difícil que o conflito surge até mesmo quando tem de escolher em qual banco do ônibus sentar.

A direção que se dá à própria vida depende, em grande parte, de decisões pessoais e não coletivas. E as melhores decisões são aquelas que são regidas por um forte senso de dúvida. Não é assustar ninguém, mas a pior decisão é aquela não tomada. Até na guerra, mesmo sem saber o que o inimigo vai fazer, é preciso entender o meio para definir o fim. Apesar das dificuldades conhecidas, é totalmente possível caminhar na direção certa porque, sem condições de interpretação, o erro de não se afirmar capaz de saber qual é o rumo é condenar todos à inércia, sem reação para nada.

A questão é como mover multidões para o rumo certo? Fazendo o que deve ser feito e com inteligência. Escolher o melhor e ir. As consequências do passa dado, serão conhecidos pelas respostas que o tempo produzir. É preciso ir para saber aonde chegar. Xaxim precisa seguir esta decisão e acreditar mesmo que, tolos, insinuam ao contrário.


Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro