Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Os erros que podem te encolher ou te agigantar!

Por: Júnior Chisté
04/05/2018 16:51

Infelizmente a maioria de nós e isso é empírico, viemos de uma educação medrosa, onde a cada instante éramos chamados para cuidarmos da rua, de não poder brincar com o amiguinho, a não subir em árvore alguma, ou até podíamos brincar, mas estarmos religiosamente em casa no horário sacramentando. Você pai ou mãe que está lendo agora me dirá, "sim Júnior, mas não são vocês Psicólogos que dizem, que hoje exatamente se faz o contrário?" Não, hoje se dá, se mostra que a vida é muito fácil, é diferente. Hoje, muitos pais e muitas mães simplesmente agem como se o mundo não houvesse frustrações e nem tempestades, somente lindas manhãs de outono. E entendam que são necessários os erros para evoluirmos em todos os sentidos. No passado cuidávamos demais, hoje cuidamos de menos, ou talvez pensamos que cuidamos demais e estamos revestindo nossas crianças com uma couraça que de nada servirá.

Não tenha medo de errar e nem que seu filho ou filha erre? Desde que você esteja presente pra dizer que aquilo nada mais será que um ensinamento. Há quem sinta verdadeiro pavor de cometer um deslize e, às vezes, o medo é tão grande que paralisa e impede a pessoa de aprender e evoluir e essa sensação, infelizmente é repassada as pessoas à sua volta.

Errar faz parte do aprendizado. Porém, por conta, muitas vezes, dos nossos registros de infância — de quando cometíamos algum erro e éramos punidos — trazemos para o presente esse temor da repreensão, do sofrimento. É por isso que as pessoas evitam sair da zona de conforto e, quando erram, colocam a culpa nos outros ou escondem suas falhas, por puro medo de serem castigadas, seja com humilhações ou até mesmo com a demissão.

Líderes e pais preparados sabem transformar o erro em algo positivo. Construtivo. Extraem do colaborador a vontade de se aprimorar, de fazer melhor. Criam exatamente algo chamado e tal falado nos dias de hoje a tal da "resiliência", exatamente buscar forças nos piores momentos, no caso, nos registros de frustração. E isso traz segurança e reforça a conexão e o comprometimento. Afinal, os erros ensinam e nos fazem compreender. Eles serão sempre excelentes oportunidades de ampliar a flexibilidade e de nos reinventar.

No dia a dia, entender o erro como um processo natural de aprendizagem faz toda a diferença. Ao assumir essa postura, você se permite ousar mais, isso dá coragem para enfrentar os desafios.

Portanto, encare o erro como uma oportunidade de aprender e atingir a maturidade. Tenho certeza que você vai colher resultados muito produtivos e edificará sua vida cada vez mais. Isso é agir com sapiência, isso é agir com maestria!


Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro