Close Menu

Busque por Palavra Chave

CONSCIENTIZAÇÃO

Comunidade Brasil realiza 1ª Caminhada Ecológica

Grupo recolheu lixo no bairro Flor, sentido Vila Folle, e no Eco Parque Sol Nascente
Motivados em prol do bem, membros da Escola reuniram-se nas primeiras horas do domingo (Fotos: Comunidade Brasil) Motivados em prol do bem, membros da Escola reuniram-se nas primeiras horas do domingo (Fotos: Comunidade Brasil)

Na manhã deste domingo (20), membros da Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil, de Xaxim, mobilizaram alguns xaxinenses em prol do meio ambiente. A “Campanha Pé na Estrada e Ambiente Saudável” reuniu o grupo com o Coletivo Green Heart que juntos contribuíram para uma cidade mais limpa e sustentável. A 1ª Caminhada Ecológica iniciou por volta das 8h, passou pela rua Irineu Bornhausen, no bairro Flor, e depois seguiu para o Eco Parque Sol Nascente, onde o lixo que estava pelo chão foi recolhido e encaminhado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Preserva Xaxim (Amprex).

Conforme o fundador e também professor, Marcelo Pertussatti, a Escola é uma associação sem fins lucrativos, que surgiu no sentido de propor debates e questionamentos à sociedade onde está inserida. “Nos questionamos, enquanto parte da comunidade, e também objetivamos levar a mensagem a outras pessoas. Esta caminhada integra as atividades propostas pela coordenação de Educação Ambiental. Antes de sairmos às ruas, houve discussões sobre o município ser conhecido como ‘O Coração Verde do Oeste’ e também acerca do livro Samambaiaçu, da professora Valdirene Chitolina. Além disso, temos dois eco parques; uma praça ao ar livre no bairro Flor; e nossa Praça Frei Bruno está sendo revitalizada, sem contar o nosso interior e suas belezas naturais. Temos uma cidade cheia de vida, mas precisamos cuidá-la melhor”.

Marcelo conta que membros do grupo Pedal Xaxim mapearam alguns locais com acúmulos de lixo e repassaram à Escola. “O Eduardo Lunardi, do Pedal, deu a ideia de fazermos a caminhada indo em direção à Vila Florindo Folle, ainda no ano passado. Em setembro, na última reunião, tomamos alguns direcionamentos e, com a divulgação, o Coletivo Green Heart quis colaborar também. Atingimos nossos objetivos: fazer uma caminhada como atividade física e ainda contribuirmos com o meio ambiente e consciência ambiental. Enchemos três caminhonetes com o lixo coletado e já estamos organizando a próxima caminhada ecológica. É provável que ela aconteça em 15 dias.

Para o membro do Coletivo Green Heart, Daniel Amaral, “este foi só um primeiro passo numa direção que pode fazer toda diferença em qualquer sociedade, que é fazer o que tiver que ser feito, mesmo que seja aos poucos. Mas não esperar tudo pelo outro. Não esperar que os outros resolvam todos os problemas. Mas juntar forças e fazer. Só assim se pode mudar as coisas”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro