Close Menu

Busque por Palavra Chave

Você tem 16 ou 17 anos? Então, leia este texto!

Por: Axe Schettini
07/05/2018 14:03 - Atualizado em 07/05/2018 14:12

Você que tem 16 ou 17 anos, mas não tem obrigação alguma com a Justiça Eleitoral, por favor, leia este texto até ao fim. Você sabe o tamanho da importância de um voto e o quanto ele é poderoso? O voto é a maior e mais bela demonstração democrática, conquistada através de uma luta árdua e ferrenha. Mesmo não tendo a obrigação em votar, reflita sobre sua função cidadã e como sua atitude pode mudar seu Estado e o Brasil.

Nesta quarta-feira (09), termina o prazo para o cadastro eleitoral em todo o país e se você está ignorando essa grande manifestação da democracia, reflita seu pensamento e vá à Justiça Eleitoral para fazer o mais importante documento cidadão, o título de eleitor. É através dele que, tudo, exatamente tudo acontece, desde a calça que você compra, o lanche adquirido ou então a árvore plantada na sua rua. Tudo é política, o mundo respira política, então não siga a onde de que não se interessa por isso, pois você deve sim mergulhar, discutir, debater e buscar o melhor ideal.

Por outro lado, o título de eleitor é uma ferramenta muito perigosa, caso seja utilizado de maneira equivocada. A venda de um voto, apenas por troca simbólica de dinheiro ou combustível, pode custar muito caro para toda comunidade. Ouça as ideias dos candidatos a governador, deputado, senador e presidente da República, pois esse é um momento chave na história do Brasil. Este divisor de águas ocorre justamente quando os brasileiros estão ofegantes, cansados e desgostosos com a classe política, onde somente alguns salvam-se.

Então não tenha medo, se seus avós, que possuem mais de 70 anos e têm o voto facultativo, acordam cedo e manifestam sua cidadania, por que você, jovem, cheio de energia, com 16 e 17 anos, quer deixar para participar da festa democrática somente na próxima eleição?

Não tem título de eleitor? Faça, ainda há tempo. Caso tenha dúvidas sobre a documentação, acesse ao site do Tribunal Regional Eleitoral ou ligue para 0800 647 3888.

Viva a democracia, vote consciente!


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro