Close Menu

Busque por Palavra Chave

WE LOVE BURGUER

Professores da Unochapecó em busca do hambúrguer perfeito

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/05/2018 10:20 - Atualizado em 09/05/2018 10:40
Evento de hambúrgueres aconteceu entre os dias 06 a 21 de abril, em Chapecó (Foto: Divulgação/LÊ) Evento de hambúrgueres aconteceu entre os dias 06 a 21 de abril, em Chapecó (Foto: Divulgação/LÊ)

O circuito começou no dia 6 e seguiu até o dia 21 de abril, envolvendo sete hamburguerias da cidade de Chapecó. A divulgação dos vencedores e a entrega dos prêmios aconteceu no último sábado (05/05), em um evento chamado Mortos de Fome, o qual reuniu todos os participantes no Centro da Chapecó. O voto popular, que teve mais de mil participações, elegeu o Burger do Verdão, da Route 282, como vencedor dessa edição. Já o júri especialista, composto pelos professores da Unochapecó, escolheu o El Grand Burguer, do La Brasa, como o melhor do circuito. Os dois estabelecimentos selecionados são novos na área do hambúrguer e abraçaram a ideia para participar do festival. Ou seja, iniciaram em grande estilo.

"Foi muito legal toda a ação e nós vimos um crescimento muito interessante na qualidade, porque, no fim das contas, nós criamos um desafio, o qual é inventar um hambúrguer novo, que ainda ninguém comeu. E aí a composição e o estudo dos ingredientes são feitos por eles, que apresentam as suas obras. Esse ano cresceu tanto a participação, quanto a qualidade dos lanches", avalia um dos organizadores do festival, Yago Ourique.

AVALIAÇÃO DO JÚRI

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Micheli Zanetti, a atuação dos especialistas nessas áreas ajudam na avaliação de critérios técnicos, que também são importantes, como cor, sabor e textura. É uma forma de aliar a teoria à prática. "A participação do curso no evento despertou ainda mais o interesse em dar continuidade nas pesquisas desse tipo de alimento. Nosso foco agora é redução de sódio e substituição de gordura trans", conta a professora.

Segundo a professora Rubieli Carla Frezza Zeferino, coordenadora do curso de Engenharia Química, o desempenho das hamburguerias durante o circuito foi impressionante. "Os chefes fizeram um excelente trabalho, explorando combinações de sabores, envolvendo técnicas de preparo, os quais dão um diferencial ao produto. Usaram ingredientes de qualidade, inovando e elevando o nível da gastronomia de Chapecó", avalia Rubieli.

Para o curso de Gastronomia da Unochapecó, foi uma ótima oportunidade de se aproximar dos estabelecimentos e da comunidade, estreitando ainda mais o vínculo entre a Universidade e as pessoas. "É muito interessante essa parceria com os eventos voltados à gastronomia local, com os chefes e profissionais que atuam na área. É importante para a população saber que temos profissionais muitos bons nessa área na cidade, assim como professores, alunos e chefes competentes nos estabelecimentos de Chapecó", acredita a professora do curso de Gastronomia, Kelly Alves.

Ela destaca que os participantes levaram o festival muito a sério. "Tudo estava muito bem feito. Foi difícil julgar, porque todos estavam muito bons, tecnicamente bem elaborados. Foi bom ver o desempenho e o interesse no evento", salienta a professora.

Segundo Yago, o circuito não termina por aqui. Segue em várias cidades, inclusive com participação da Unochapecó. "O curso de gastronomia tem que estar sempre presente nesses eventos, quem sabe até ampliar essa parceria, com integração dos alunos. Um festival ou uma feira gastronômica, com participação dos estabelecimentos, quem sabe uma cozinha móvel, ensinando também a comunidade", sugere Kelly.



Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Covidômetro - Florianópolis - Julho
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro