Foi realizada em Laguna nos dias 7 a 9 de maio a V Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente a qual abordou o tema Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas. Da região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, seis alunos, sendo quatro da rede regular e dois de ações afirmativas (indígena e assentamento), apresentaram trabalhos.
Após avaliação dos projetos, Nalanda Paula Sengri dos Santos, 14 anos, aluna da Escola Indígena Pinhalzinho, de Ipuaçu, foi selecionada para a Conferência Nacional que ocorrerá em Brasília nos dias 15 a 19 de junho.
Nalanda apresentou o trabalho “Vamos cuidar das águas de nossa comunidade”, tendo em vista a falta de água que é recorrente na comunidade onde vive. Na escola, os alunos também realizaram o plantio da mata ciliar na fonte e aprenderam a cuidar do meio ambiente, em especial a água.
Conforme a consultora de educação da ADR Xanxerê, Márcia Mascarello, proporcionar essa troca de experiência aos alunos os tornam futuros multiplicadores do conhecimento.
"A gente está muito feliz de ter proporcionado aos alunos essa troca de experiência e porque uma representante nossa foi escolhida da educação indígena para ir a Brasília. É muito importante mobilizar esses alunos porque nesse contexto eles podem trazer novos conhecimentos para dentro de suas escolas e serão grandes multiplicadores", comenta Márcia.
Irão para Brasília 19 alunos de Santa Catarina, sendo 15 da rede regular de ensino e outros quatro das ações afirmativas (escolas indígenas, assentamento rural, quilombolas e educação especial).
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro