Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | O que te faz levantar da cama todas as manhãs?

Por: Júnior Chisté
16/05/2018 16:09

O título de minha coluna de hoje é muito usada pelos japoneses com o objetivo de motivar as pessoas. E vale como uma reflexão para usarmos como base em toda aquela manhã onde acordamos e nos damos conta que estamos em desacordo com nossa aptidão, não estamos nada relevantes. Gostaríamos que fosse um feriado, um domingo ou quem sabe no mínimo uma véspera de um dia desses.

A grande verdade é que a vida é muita curta para ser tão pequenos em pensar apenas em poucos fatores que nos fazem levantar todos os dias. Em minhas palestras, em algumas delas eu faço essa pergunto e busco junto a plateia respostas. A maioria sempre me responde: "família". Sim, concordo! Mas além da família há que se ter mais fatores para acordarmos, nos levantarmos da cama, termos vontade de tomar um gostoso banho, um bom café da manhã, vestirmos a melhor roupa, o melhor perfume, darmos o melhor abraço e partirmos rumo às conquistas.

Se ainda não estou no que eu quero, que saiba que este dia será um dia a menos em torno do meu objetivo e que aquele dia agregará muitos pilares na edificação do meu sonho, afinal minha vida sempre dependerá do que eu absorver pra fazer valer a pena cada instante e não do que os outros quiserem ou o que eu deixarem que façam. Como diria o filósofo francês Sartre.

Pense nas habilidades e competências que você deseja desenvolver para atingir seu objetivo. Agora, lembre de uma pessoa bem-sucedida com tais capacidades. Existe uma pressuposição da Programação Neurolinguística que diz “modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência.” Se uma pessoa consegue obter resultados excelentes, é possível modelá-la e ensinar isso a outras pessoas. Não se trata de cópia e, sim, da modelagem de resultados excelentes. O conceito é simples: se você deseja fazer algo com excelência, primeiro descubra alguém que já o faz. Em seguida, descubra o que especificamente ele faz que o torna notável. Então, comece a fazer o que ele faz.

É importante ressaltar que a habilidade não está em copiar fielmente a pessoa, mas em identificar as partes-chaves que fazem a diferença, até porque você jamais será outra pessoa por mais que você queira e jamais será essa minha sugestão. Todos temos defeitos e qualidades e isso não é novidade pra ninguém!

A modelagem é um princípio natural de aprendizagem e o caminho mais rápido para a conquista da excelência.

Lembrando, ao mesmo tempo em que você se modela você pode também estar servindo de espelho, principalmente aos seus filhos, também sempre digo isso em minhas palestras, especialmente nas escolas.


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro