Lê Notícias - Região - Florianópolis instala primeiro mamógrafo...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Florianópolis instala primeiro mamógrafo da rede e reduz fila em até 98%

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/05/2026 14:52
Prefeitura de Florianópolis Desde sua inauguração, em 2024, o MultiHospital tem papel estratégico na ampliação da oferta de exames na rede pública de saúde Desde sua inauguração, em 2024, o MultiHospital tem papel estratégico na ampliação da oferta de exames na rede pública de saúde

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou uma redução expressiva nas filas de exames diagnósticos da rede municipal, contabilizando a realização de mais de 17 mil procedimentos somente nos últimos 30 dias. O mutirão deu destaque para exames como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, endoscopias e colonoscopias.

O prefeito da capital, Topazio Neto, destacou que esses avanços refletem o compromisso da administração pública em ampliar o acesso e dar mais agilidade aos serviços, o que reduz a espera, melhora a precisão dos diagnósticos e permite iniciar tratamentos com mais rapidez, gerando impactos diretos no bem-estar da população.

Parte fundamental dessa transformação ocorreu na Policlínica da Mulher e da Criança com a instalação do primeiro mamógrafo da rede municipal, em fevereiro de 2026, equipamento que reduziu em 84% a fila de espera para a mamografia de rastreamento voltada a mulheres assintomáticas.

Atualmente, cerca de 650 pacientes aguardam pelo agendamento desse exame, com previsão de atendimento em até 30 dias. Já a mamografia diagnóstica, indicada para investigar sintomas como dor ou nódulos, apresentou uma queda ainda mais drástica; após atingir o pico de 728 solicitações em junho de 2025, o número de pessoas na espera despencou para apenas 07 em abril de 2026, uma redução de aproximadamente 98,5% que levou a fila a um patamar próximo de zero.

No mesmo período de 30 dias, cerca de 2,5 mil exames de mamografia foram realizados na unidade, sendo que a modalidade de magnificação, utilizada para o detalhamento de áreas suspeitas, não possui mais nenhuma fila de espera.

Paralelamente, o MultiHospital vem desempenhando um papel estratégico desde sua inauguração, em 2024, acelerando de forma direta a redução de filas para exames especializados.

No último mês, a unidade registrou mais de 1.300 endoscopias digestivas altas — exame indicado para investigar condições como gastrite, úlceras e tumores no trato digestivo —, ajudando a consolidar uma queda superior a 99% na fila desde junho de 2024, restando agora apenas 16 pacientes aguardando atendimento, que deve ocorrer em até 30 dias.

Na área de tomografias, foram realizados 1.757 exames no mesmo período, fazendo com que a fila, que chegou a acumular 11.259 solicitações em janeiro de 2025, caísse para 2.581 em abril de 2026, o que representa um recuo de aproximadamente 77%.

Outro destaque do MultiHospital foi a colonoscopia, voltada para a detecção precoce do câncer colorretal, que somou 350 procedimentos no último mês enquanto o município segue ampliando a oferta para sanar a demanda remanescente.

Diante dos resultados, o prefeito Topázio analisou o cenário afirmando que gerenciar e reduzir filas exige esforço conjunto e planejamento eficiente, adiantando que a próxima etapa da administração será expandir o modelo de sucesso do MultiHospital para o Norte da Ilha.

Os avanços consistentes na capacidade de atendimento se espalharam por toda a rede municipal de saúde. A ultrassonografia liderou o volume de atendimentos no último mês com mais de 9.700 procedimentos realizados em adultos e 103 no público pediátrico, resultando em uma redução de aproximadamente 64% na fila de espera (comparado ao pico de 2025) até abril de 2026, com projeção de zerar totalmente a demanda até o final deste ano caso o ritmo seja mantido.

O exame de raio-X, que já chegou a registrar mais de 14 mil solicitações em julho de 2024, teve uma redução superior a 99% e encontra-se praticamente zerado, com apenas 7 pacientes na espera. Já a ressonância magnética, fundamental para investigações neurológicas, ortopédicas e de tecidos moles, contabilizou 1.330 procedimentos no último mês e mantém uma tendência de queda contínua.

Para complementar a agilidade na rede, o município contou com o auxílio de clínicas conveniadas credenciadas, conseguindo zerar totalmente as filas para procedimentos complexos como cateterismo e biópsias de próstata, fígado e glândula salivar, garantindo o início do tratamento no tempo adequado.

Diante de todo o balanço, o secretário adjunto de Saúde Municipal, Humberto João dos Santos, celebrou o cenário positivo atual e concluiu que o planejamento e a ampliação da oferta reverteram com sucesso a antiga tendência de crescimento das filas, trazendo mais agilidade e cuidado para a população de Florianópolis.


Outras Notícias
Alesc - PI 15107
Prefeitura de Palhoça - PI 27464

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro