Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Lírio e vice Adriano reúnem-se e falam sobre reflexos municipais da Greve dos Caminhoneiros

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/05/2018 13:54 - Atualizado em 25/05/2018 14:45
Prefeito Lírio e o vice Adriano demonstraram apoio à Greve Nacional dos Caminhoneiros (Foto: Prefeitura de Xaxim) Prefeito Lírio e o vice Adriano demonstraram apoio à Greve Nacional dos Caminhoneiros (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Lírio Dagort e o vice-prefeito Adriano Bortolanza reuniram a equipe de secretários e diretores municipais, além de vereadores, para tratar sobre os reflexos da Greve Nacional dos Caminhoneiros no município de Xaxim. Após a conversa, o prefeito Lírio convocou a imprensa local para uma coletiva onde foi apresentada a situação municipal com o racionamento de combustível.

Na oportunidade, o prefeito Lírio ressaltou que os trabalhos externos na Secretaria da Infraestrutura seguem paralisados; na Secretaria da Educação e Cultura o combustível para o transporte escolar está garantido até quarta-feira (30), com exceção de alguns terceirizados, que abastecem com gasolina, que poderão ficar sem combustível e, nestes casos, os alunos que não conseguirem chegar à escola terão as faltas abonadas; na Secretaria da Saúde, há reserva de combustível para transporte de urgência e emergência; nas demais secretarias a situação segue normalizada e os deslocamentos com veículos oficiais deverão ser realizados somente em extrema necessidade para racionamento do combustível.

O prefeito solicitou apoio aos caminhoneiros e salientou a importância deste movimento, que considerou legítimo, além de pedir a compreensão e sensibilidade da comunidade xaxinense. “Estamos preparados para suportar a falta do combustível até a quarta-feira. Até lá, esperamos que o Governo Federal analise a importância das reivindicações dos caminhoneiros e ofereça soluções. Xaxim está apoiando esta greve, que é justa e necessária. Acreditamos que logo o Governo Federal tome consciência e volte atrás nestes valores praticados atualmente, que são irreais à economia nacional”.

MARCHA DOS PREFEITOS

Durante a coletiva, o prefeito Lírio expôs sobre a participação durante a semana na Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, que aconteceu em Brasília entre os dias 21 e 24 de maio. “Neste ano, nosso encontro foi um dos melhores da história, até pela quantidade de prefeitos que estiveram presentes e que apresentaram as demandas municipalistas aos deputados, senadores e Governo Federal. Uma das principais bandeiras foi a reivindicação de 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios, que para Xaxim, no mês de setembro, irá significar R$ 700 mil a mais nos cofres públicos”.

Ainda, o prefeito Lírio destacou que foi colocado em pauta em Brasília o retorno do imposto das compras efetuadas com cartão de crédito aos municípios, que até então não fica ao município de origem da compra.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro