Close Menu

Busque por Palavra Chave

O que dizer às pessoas que clamam por intervenção militar?

Por: Axe Schettini
28/05/2018 10:39 - Atualizado em 28/05/2018 16:43
Na manhã desta segunda-feira (28), chapecoenses pedem intervenção militar durante caminhada na avenida Getúlio Vargas (Foto: Divulgação) Na manhã desta segunda-feira (28), chapecoenses pedem intervenção militar durante caminhada na avenida Getúlio Vargas (Foto: Divulgação)

Há alguns dias, em um papo entre amigos, um cidadão, em meio a uma conversa sadia e inteligente, teve a audácia em mostrar sua ignorância e explanou: “A única solução é intervenção militar, colocar os generais para mandar no Brasil. Eles são honestos, é a nossa única chance de mudar tudo isso. Aí utiliza todos os carcerários do país, presos com bolas de ferro (leia-se, grilhões) para construírem ferrovias. Da mesma forma, gays, lésbicas e travestis, coloca bola de ferro nas pernas e deixe todos trabalhar para ver se viram gente”.

Após ouvir a frase mais estúpida da última década, eu me calei. Não sabia o que fazer, se saía da roda ou me manifestava, mas não havia argumentos que aquela mente brilhante pudesse compreender. Mesmo assim, não hesitei e indaguei: é sério isso? Aquele ser humano, lotado de ódio e sem massa encefálica disse: só comunista não vê que essa é a única solução!

Enfim, os dias passaram, a Greve dos Caminhoneiros continua, e as palavras de ódio e de intervenção militar seguem prosperando pelo Brasil afora, inclusive via WhatsApp, definida por alguns como rede social dos infernos. Como pode aceitar de tudo? A cada instante, pessoas sem racionalidade compartilham tudo como se fosse verdade, inclusive fotografias antigas como se fossem atuais. Criam e espalham ódio, mentiras e é claro, pedem intervenção militar.

Não calem-se. Revidem todas as apologias à intervenção militar. O Brasil é muito maior que isso. As eleições estão chegando, é a grande oportunidade de utilizar a democracia para eleger alguém, que tenha aval popular para realizar as mudanças necessárias que precisamos. Aos que pedem intervenção militar, tente, de maneira gentil, explicar como era a repressão, a censura e a vida naquela época. Alguns sábios afirmam que tudo que se fala contra a Ditadura Militar é coisa criada pelos comunistas e professores de História. Por favor, leiam, estudem. Por favor!

Tenhamos clareza, Brasil. As eleições estão chegando, é a grande chance de virarmos o jogo. Viva a democracia. Viva a liberdade de expressão! Avante, Brasil.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro