Close Menu

Busque por Palavra Chave

Estudantes conhecem projeto Obra Transparente em Chapecó

Objetivo do projeto é minimizar o desperdício do dinheiro público
Por: LÊ NOTÍCIAS
05/06/2018 11:18 - Atualizado em 05/06/2018 11:19
A professora da Unochapecó Silvana Dalmutt Kruger coordenou os alunos na ação (Foto: MB Comunicação) A professora da Unochapecó Silvana Dalmutt Kruger coordenou os alunos na ação (Foto: MB Comunicação)

O Observatório Social (OS) de Chapecó e a Unochapecó assinaram recentemente um termo de cooperação para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social e cooperação técnico-científica. A assinatura do termo já viabilizou um treinamento de preparação para multiplicadores sobre o projeto Obra Transparente, com alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Jornalismo e Audiovisual, coordenados pela professora Silvana Dalmutt Kruger. A ação foi conduzida pelo vice-presidente do OS Chapecó, Luiz Augusto Gemelli, que também coordena o projeto Obra Transparente.

Gemelli conta que o projeto visa minimizar o desperdício do dinheiro público e foi desenvolvido pela entidade Transparência Brasil, com financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF) e parceria da rede Observatório Social Brasil. “Um relatório da ONU com dados do Fundo Nacional da Educação (FNDE) mostra que, no Brasil, a ineficiência da gestão das obras na área da educação chega a 25% - entre obras iniciadas que são paralisadas ou ficam inacabadas”, enfatiza ele.

O projeto Obra Transparente contempla o monitoramento de obras de escolas e creches construídas com recurso do FNDE, com foco de análise voltado para três eixos: editais, obras e fraudes. Este monitoramento é feito por meio da ação de controle social, no qual cada cidadão atua como um fiscal. Através da plataforma “Tá de pé”, qualquer cidadão pode participar com o fornecimento de informações para este programa, que envia os dados em tempo real ao site do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC) e, posteriormente, é comparado aos dados levantados nas Secretarias de Educação e Obras das prefeituras.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro