Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto permanente da Unochapecó incentiva práticas sustentáveis na sociedade

O Dia do Meio Ambiente é celebrado nesta terça-feira (05) (Foto: Unochapecó) O Dia do Meio Ambiente é celebrado nesta terça-feira (05) (Foto: Unochapecó)

Com a correria do dia a dia muitas vezes não paramos para pensar e valorizar o que nos rodeia. Palavras como sustentabilidade, planejamento e reciclagem são esquecidas, postas em segundo plano. É por isso que o dia 5 de junho é lembrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é conscientizar a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. E a Unochapecó, com toda a sua responsabilidade enquanto universidade comunitária, claro, sabe muito bem do seu papel nesse e em todos os outros dias do ano. Uma de suas iniciativas que contribuem com esse propósito, é a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). O programa promove diversas oficinas e projetos que otimizam, organizam e melhoram a produção do trabalho de 11 associações de catadores de material reciclável do município.

Todas as atividades resultam, de uma forma ou de outra, em uma contribuição ambiental. Os trabalhos realizados com essas associações facilitam o trabalho dos catadores com o auxílio às demandas administrativas e burocráticas, assim como a organização do processo de reciclagem. Todas essas atividades são realizadas por professores e cinco estudantes bolsistas dos cursos de Economia, Ciências Contábeis, Direito e Engenharias da Universidade.

Um grande exemplo da importância desse tipo apoio é na aplicação da engenharia dentro das associações. O professor de Engenharia Mecânica da Unochapecó, Tiago de Sá Gomes, explica que um bom layout do processo de triagem desses materiais implica em maiores lucros, maior eficiência de trabalho e em uma maior quantidade de material reciclável a ser poupado dos aterros sanitários. Trata-se de algo muito simples, no fim das contas. O layout, o qual Tiago se refere, nada mais é do que a disposição de máquinas e o fluxo de pessoas, materiais e produtos dentro das associações. Ou seja, remete a organização geral. “Com a implantação do layout que a ITCP oferece a essas associações, elas também podem classificar melhor os materiais selecionados para vendê-los a um preço diferenciado com maior valor agregado, ao invés do produto como um todo possuir um mesmo valor.”

Natieli Bauermann, bolsista do curso de Engenharia de Produção que atua nesse projeto da incubadora, comenta o quanto participar das visitas e oficinas contribui para o desenvolvimento sustentável e agrega conhecimento à sua formação. “Ao entrar na ITCP eu me vi muito mais próxima de um papel de contribuição social, aplicando os conhecimentos adquiridos na graduação e, acima de tudo, ajudando a sociedade. É muito gratificante”, ressalta.

A PRÁTICA DO DIA A DIA

Uma boa maneira de nos aproximarmos dessa área da reciclagem e valorização ambiental é conversar com quem trabalha com isso no seu dia a dia. Vanderlei Gnoato é catador de material reciclável há 24 anos. Trabalhando dez horas por dia, ele conta que desde pequeno anda pelas ruas em busca de um melhor destino aos materiais descartados pela sociedade.

Para se ter uma ideia, se esses resíduos são misturados, apenas 1% pode ser reciclado, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Caso a separação correta seja efetuada, este percentual pode chegar a 70%. “A nossa função não é de simplesmente coletar material reciclável, é de evitar que rios e nascentes sejam poluídos, é de preservar árvores e o meio ambiente como um todo", lembra Vanderlei.

Trabalhos de profissionais como ele ajudam a conscientizar as pessoas a separar os materiais recicláveis em suas casas, a olhar para o mundo com uma visão sustentável. E cada um, segundo Vanderlei, deve fazer a sua parte. "A luta para a preservação do meio ambiente é de todos".


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro