Close Menu

Busque por Palavra Chave

CALOUROS EM AÇÃO

O trote é substituído por ações solidárias na Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/06/2018 09:31 - Atualizado em 06/06/2018 09:32
São 22 equipes que envolvem cerca de 320 alunos da Unochapecó (Foto: Unochapecó) São 22 equipes que envolvem cerca de 320 alunos da Unochapecó (Foto: Unochapecó)

Muito mais do que incentivar os estudantes a praticar o bem através de uma atividade solidária, o Calouros em Ação também promove a integração dos acadêmicos recém-chegados com a profissão e com os colegas. Nesta edição, o projeto que acolhe os novos alunos da Unochapecó, envolve cerca de 320 estudantes do primeiro período dos cursos de graduação. Ao todo, são 22 equipes e cada uma precisa desenvolver uma ação solidária. As atividades foram realizadas entre abril e maio. Nesta quarta-feira (06/06), às 19h, iniciam as apresentações das equipes, no Salão de Atos da Unochapecó. A programação continua na quinta-feira (07/06).

O projeto substitui a antiga Gincana dos Calouros e surgiu por meio da portaria que não mais permite trote na Universidade. O objetivo é proporcionar a integração saudável entre calouros e veteranos. A atividade, para a responsável pela Diretoria de Apoio Acadêmico, professora Marizete Lemes da Silva Matiello, dá significado para o processo de formação e motiva o vínculo dos alunos com sua área de atuação. "A expectativa é grande pela apresentação de bons resultados, pois cada projeto tem uma ação diferenciada, e esperamos que tenha envolvimento com a comunidade, também pelo fato que somos uma Universidade comunitária".

A caloura de Fisioterapia Karina Giachini integra um dos grupos do projeto que propõe oferecer independência e qualidade de vida aos idosos. Ela destaca que através da ação iniciou sua jornada ao conhecimento e à futura profissão. "Concluí o projeto com um sentimento de aprendizado maior sobre as necessidades da terceira idade, que merece muito carinho da comunidade", afirma. Com isso, a estudante adquiriu o desejo de trabalhar com voluntariado, nem que seja para levar um simples sorriso ao próximo.

O projeto Calouros em Ação também abrange os estudantes da unidade da Unochapecó em São Lourenço do Oeste. Para facilitar a atividade foram unificados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A estudante de Ciências Contábeis, Janaína dos Santos, também participou da ação, por meio de uma blitz realizada na cidade com objetivo de arrecadar mantimentos para a Apae. Ela conta que o trabalho solidário foi idealizado e colocado em prática visando o bem da comunidade em que está inserida. "Fazer o bem sem olhar a quem, esse velho ditado ainda faz jus no projeto Calouros em Ação", conclui a caloura.

Apresentações e resultados

A apresentação da atividade solidária terá duração máxima de 10 minutos. Ela será analisada pela banca de jurados composta por oito integrantes, que levam em consideração critérios como tipo de projeto, execução das atividades, impacto na comunidade, envolvimento dos alunos e docentes, convencimento da ação, motivação, avaliação e comprovação de satisfação dos participantes.

Além da ação solidária, os alunos participaram ainda de uma campanha de doação de sangue e de uma pesquisa de Perfil do Ingressante, ambas para ganhar pontos extras. O resultado da equipe vencedora será anunciado no final das apresentações, na quinta-feira. O prêmio é um vale compras de 100 reais para cada estudante que faz parte da equipe, e deve ser retirado em livros e materiais na Livraria Universitária da Unochapecó.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro