A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vai repassar R$ 10 milhões ao governo do Estado para reforçar o plano de prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais, diante das previsões de um El Niño de forte intensidade para os próximos meses.
O anúncio foi feito pelo presidente do Parlamento, deputado Julio Garcia (PSD), na tarde desta quarta-feira (1º), após uma reunião com a Bancada do Vale do Itajaí. A verba é fruto da economia de recursos do duodécimo da própria Assembleia e tem como objetivo principal ampliar a segurança em áreas historicamente vulneráveis a enchentes e deslizamentos.
A iniciativa ganhou força por articulação dos deputados do Vale do Itajaí, região que convive frequentemente com o drama das cheias. O vice-coordenador da bancada, deputado Marcos da Rosa (PL), explicou que o grupo oficializou o pedido à presidência da Casa para garantir que parte do orçamento devolvido ao Executivo fosse carimbada para investimentos preventivos.
Embora o foco inicial seja o Vale — que abriga estruturas cruciais de contenção, como as barragens de Taió, José Boiteux e Ituporanga —, o parlamentar destacou que os reflexos dessas melhorias beneficiam a infraestrutura e a economia de toda Santa Catarina.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro