Close Menu

Busque por Palavra Chave

Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal é lançado em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/06/2018 17:39
Para o prefeito Luciano Buligon, o Plano de Desenvolvimento Econômico é o motor que puxa o crescimento social (Foto: MB Comunicação) Para o prefeito Luciano Buligon, o Plano de Desenvolvimento Econômico é o motor que puxa o crescimento social (Foto: MB Comunicação)

Desenvolver a economia do município com base na identificação e planejamento de eixos estratégicos para promoção do crescimento econômico de forma sustentável. Este é o foco do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), de Chapecó, lançado na manhã dessa quarta-feira (6), na sede da prefeitura. O evento reuniu autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, lideranças empresariais e institucionais, empresários e imprensa. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora realizado pelo Poder Público Municipal e Sebrae/SC.

A metodologia do plano foi apresentada pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Cesar de Moraes, que pontuou os setores representativos em Chapecó tendo como base os dados do levantamento Chapecó em números. A próxima etapa inclui encontro no dia 20 de junho, às 8 horas da manhã, no Centro de Eventos, para aprofundar a avaliação dos dados e, a partir disso, elencar os cinco eixos prioritários a serem desenvolvidos.

O prefeito Luciano Buligon reconheceu a importância da participação das entidades, instituições, do Executivo e do Legislativo para a construção do Plano e mencionou que o Sebrae traz credibilidade para o desenvolvimento das ações do Programa Cidade Empreendedora. “O desenvolvimento econômico está ligado diretamente ao desenvolvimento social. É nesse sentido que daremos um grande passo para obter a cidade que queremos. Com esse trabalho vamos verificar os gargalos e as oportunidades e desenvolver uma estratégia para obter crescimento de forma sustentável”.

Para o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, o encontro foi importante para interagir, socializar e trazer harmonia entre os atores envolvidos. “Estamos construindo algo para fortalecer a geração de emprego, renda e a área social – quesitos que devem andar juntos. Com os eixos apresentados aqui já foi possível identificar algumas prioridades, como por exemplo, o setor de ciência, tecnologia e inovação que é forte, mas precisa ser aprimorado, o empreendedorismo, bem como o turismo que, embora seja forte na área de negócios e eventos, exige preparo com infraestrutura para a realização de grandes eventos, entre outros”. Destacou, ainda, que essa interação entre Sebrae, instituições e empresários através do Executivo e do Legislativo será um grande passo para o setor produtivo e para as futuras administrações”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmegianni, realçou que Chapecó é um município que se destaca pelo protagonismo em vários setores da economia e que a metodologia possibilitará alinhar oportunidades de melhoria e potencializar o desenvolvimento de setores considerados estratégicos. “Um aspecto importante é que a nossa comunidade tem a oportunidade de participar, promovendo um amplo debate para elencar propostas que serão registradas e conduzidas por meio de ações consistentes e que resultarão no fortalecimento da economia local e regional”.

POTENCIAIS

Reconhecida como uma das que mais crescem no Estado, a cidade polo do oeste conta atualmente com mais de 213 mil habitantes, é a sexta economia estadual com PIB de R$ 7,7 bilhões, possui mais de 14 mil empresas formais, mais de 76 mil empregados formais e ocupa a 18ª colocação no ranking dos municípios brasileiros que mais geram empregos no País. Entre os pontos fortes estão o cooperativismo bem desenvolvido, o fato de Chapecó representar o polo da agroindústria brasileira, a mão de obra qualificada, presença de várias instituições do ensino superior e profissionalizante, agricultura familiar e o setor metalmecânico. Já os pontos fracos são a estrutura incipiente para o suporte ao turismo de negócios, redução da população jovem, podendo gerar carência de mão de obra, entre outros.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora foi implantado no início deste ano em Chapecó com o objetivo de planejar, desenvolver, implantar e gerenciar soluções para intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. São 34 soluções em vários setores visando atender demandas que incluem a questão da promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas para estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, programa de educação empreendedora, entre outros aspectos.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro