Close Menu

Busque por Palavra Chave

NOVOS PLANOS

Unochapecó realiza mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Institucional

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/06/2018 09:27 - Atualizado em 07/06/2018 09:31
Na última segunda-feira (04), um workshop foi apresentado sobre planejamento estratégico na Unochapecó (Foto: Unochapecó) Na última segunda-feira (04), um workshop foi apresentado sobre planejamento estratégico na Unochapecó (Foto: Unochapecó)

Pensar a Unochapecó como um espaço de inovação e possibilidades. Essa é uma construção que acontece através do olhar dos estudantes, professores e técnicos. Para que o conhecimento continue crescendo, a Diretoria de Planejamento e Controle (DPC) realiza a cada cinco anos uma pesquisa com a comunidade acadêmica. Esse estudo, chamado de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tem como objetivo preservar a missão e a visão da Universidade, de forma a planejar metas e traçar novos caminhos.

Na última segunda-feira (04), aconteceu mais uma das etapas do Plano: um workshop de planejamento estratégico. O evento reuniu a reitoria, os diretores administrativos e acadêmicos e os coordenadores de cursos e setores da Universidade. O objetivo era identificar pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e estabelecer uma visão do futuro. Além disso, entender algumas preocupações e percepções dos convidados para a construção dos próximos cinco anos da Instituição.

Segundo a analista de planejamento da DPC, Edivane Terribille, a Universidade é um espaço plural, formado por docentes, alunos e técnicos administrativos, o que influencia e modifica o ambiente universitário ao qual estão inseridos. "É necessário ouvir e entender todos esses atores de modo que o PDI seja um documento representativo para a comunidade acadêmica e que estes se enxerguem nele como construtores e executores das ações", comenta.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, explica o PDI como um documento que aponta as questões estruturantes fundamentais para os processos de ensino futuro, assim como os rumos a serem tomados para cada área. "São três linhas a serem pensadas pelo plano, como o processo de qualidade da educação, a sustentabilidade e os novos modelos de construção deste espaço".

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) tem como finalidade preservar a missão e visão da Universidade. A ampliação e manutenção da infraestrutura, assim como a adequação e atualização do ensino, pesquisa e extensão também são alguns dos compromissos debatidos pela proposta. Edivane explica que esse plano é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior, no que se refere a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e pretende desenvolver.

Participam da elaboração do documento a comunidade acadêmica (docentes, alunos, técnicos administrativos e gestores) e a comunidade externa, uma vez que a atuação da Unochapecó ultrapassa os limites institucionais e modifica a realidade da região em que está inserida.

Para oportunizar a participação de todos, ainda será disponibilizado um formulário de pesquisa a todos os docentes, técnicos administrativos e alunos. Serão realizadas entrevistas e debates com grupos específicos para aprofundar discussões sobre temas importantes identificados, elencados pela comunidade acadêmica. A comunidade externa também será ouvida através de grupo focal em encontros previamente agendados.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro