Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma
Peste Suína Setembro
Beira-Mar Casan

Merisio consolida-se; Amin lança seu projeto; MDB ferve disputa interna; Pepê Collaço no Duas Perguntas

Por: Marcos Schettini
10/06/2018 22:50

Gelson Merisio venceu a hidra

Gelson Merisio consolidou-se. Metralhado dentro e fora do PSD, inclusive subestimado de forma desrespeitosa, saiu-se por cima porque, mostrando perseverança e confiança em seu trabalho, rasgou o verbo dos contrários. Mostrou competência ao construir um coletivo que acredita em sua palavra, marca pessoal que coroou sua chegada ao estágio atual. O lançamento de sua candidatura foi um recado aos incrédulos. O boicote de alguns poucos, que lhe devem muito, não alterou. Agora terão que voltar porque foram vencidos no próprio erro. É a volta dos que não foram. Para chegar onde se encontra, passou por um inferno. Merisio passou pelo corredor polonês. Agora é convencer nas pesquisas.


Como você vê a política hoje no Brasil em favor da cidadania?

O Brasil vive um momento difícil, talvez o mais complicado após o regime militar. Infelizmente, a corrupção é uma realidade que atinge todos os níveis de poder e o que vai garantir a sobrevivência da democracia é o fortalecimento das instituições, das classes representativas e dos formadores de opinião. Precisamos instigar as pessoas de bem a participarem do contexto democrático, lutar por renovação e mudança, discutir questões pertinentes para o Brasil e também a postura do novo homem público, mais econômico, que trabalha sem excesso de gastos.

Por que o senhor vai disputar uma cadeira na Assembleia?

Acredito que posso fazer algo diferente. A experiência como advogado, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão me mostrou como é o homem público que o país precisa. Minha campanha tem como base eleitoral o Sul de Santa Catarina, especialmente a região de Tubarão, onde existe ausência de representatividade e um apelo bastante forte para que essa lacuna seja preenchida. O Sul é um território muito importante no contexto estadual e acredito muito que chegou a sua vez de receber mais atenção e crescer de forma sustentável. Sigo a linha de trabalho do ex-deputado e hoje prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, um homem correto e participativo de quem tenho o privilégio de ter apoio, sempre muito atuante com relação às questões pertinentes ao desenvolvimento de Santa Catarina.


Assinatura

Cabe a Fábio Veiga, o competente publicitário que montou o cenário de lançamento de Gelson Merisio, o mérito de reunir perto de 10 mil pessoas no evento inicial da campanha. É dele, inclusive, o perfil adotado pelo candidato.

Produção

Juntou o útil com o agradável a união entre Gelson Merisio e Fábio Veiga. O primeiro, antes um intencional, ganhou perfil de governador pelas mãos do segundo. A estrutura apresentada, possivelmente, não terá em outro de mesmo potencial.

Conversão

Gelson Merisio assumiu o estereótipo comportamental que o publicitário tem assinado. Não somente veste-se como, mas fala nesta mesma orientação. A partir de agora, vencido o lançamento, parte para a construção visual de estadista.

Côncavo

Reunidos em favor de um projeto, os deputados que marcaram presença vão agora influir nas bases para construção do alcance final em outubro. Serão porta-vozes, multiplicadores que, em três semanas, deve reagir nas pesquisas.

Convexo

Embora a mensagem enviada no evento de GM, Esperidião Amin lança sua pré-candidatura em Blumenau dia 25. Motivado em dar uma resposta de apoio a Geraldo Alckmin e ganhar o apoio do PSDB e João Kleinübing, tem projeto próprio.

Enfretamento

Mauro Mariani e Eduardo Moreira vão se enfrentar na definição do nome inscrevendo-se na disputa ao governo. Na sexta-feira vão definir se vai haver ou não as prévias que, a esta altura, é inevitável cenário pró-Pinho governador.

Desenho

Eduardo Moreira chega à discussão com grife de governador e Mauro Mariani com chances reduzidas porque, nas bases, o sentimento é de que Pinho tem a oferecer muito para convencer e o deputado apenas sua coragem.

Fôlego

Com o ar que Eduardo Moreira tirou de seus pulmões, Mauro Mariani provoca um debate por sua indicação em meio à subida. É que o governador vai mostrar à Executiva e ao diretório que o deputado está indo onde ele já se encontra.

Alinhavando

Eduardo Moreira foi a Blumenau sentar com Napoleão Bernardes e atrair JPK para o debate a seu favor, mas sabe que a convivência diária que mantém com Mariani em Brasília, pesa contra. João, neste caso, seria mais Mauro. É pró Amin.

Postura

Esperidião Amin vai ter que buscar o apoio fora do Progressistas porque, dentro, foi-se. Estão inclinados à candidatura de Merisio e, os discursos dos deputados no evento de sábado, diz tudo. Esperidião sabe disso. Sua candidatura é isolada.

Lugar

O Galpão Grill tornou-se o ponto de discussão política em SC. Passaram por lá Esperidião Amin, Marcos Vieira, Gelson Merisio com dezenas de prefeitos, deputados e empresários que estiveram na cidade. Ivo Trizoto tornou-se obrigação.

Ele

Ivo Trizoto deverá estar nas urnas em outubro de 2020. Já convidado por várias lideranças de várias siglas a se filiar, vai mergulhar. Empresário de sucesso e com uma lista grandiosa de amigos, o dono do Galpão Grill quer tentar a vida pública.



Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro