Close Menu

Busque por Palavra Chave

Igreja de Passos Maia de 53 anos é desmanchada para dar lugar a nova obra

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/06/2018 10:43
Estrutura de 405 metros quadrados será ocupada por nova igreja com mais de 600 metros quadrados (Foto: Prefeitura de Passos Maia) Estrutura de 405 metros quadrados será ocupada por nova igreja com mais de 600 metros quadrados (Foto: Prefeitura de Passos Maia)

Carpinteiros e voluntários trabalham desde o início da semana na desconstrução de uma obra que carrega mais de 50 anos de história. Erguida em 1965, a Paróquia São Jorge, no Centro de Passos Maia, está sendo desmanchada para dar lugar a uma nova igreja, totalmente de alvenaria. A previsão é que a estrutura de 53 anos seja completamente removida dentro de mais alguns dias.

Com praticamente o dobro da idade do município, a igreja nasceu muito antes da própria cidade. Com 405 metros quadrados de área construída, a estrutura atual inclusive já era a terceira obra desde a primeira sede, que passou por reconstruções ao longo dos anos. Na linha do tempo, a nova igreja será a quarta erguida no local. O projeto prevê mais de 600 metros de área construída.

Toda de madeira, a igreja atual estava bastante comprometida pelo tempo, inclusive com boa parte da estrutura já tomada por uma infestação de cupins, desgastando a madeira e colocando o imóvel em risco. Com várias partes da base também já apodrecidas, o assoalho havia perdido até parte da sustentação.

Segundo o coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep) da Paróquia São Jorge, Giuvani Augusto Peroza, a nova obra será mais alta e construída mais para trás de onde está a atual, com o espaço em frente à entrada ornamentado por dois grandes canteiros. O projeto também prevê uma torre para o sino, suspenso a 16 metros de altura, e uma cruz vazada no topo.

Giuvani diz que a previsão para a conclusão da primeira etapa é até o final de agosto. A fase compreende a construção de toda a estrutura e cobertura. O investimento inicial deve chegar a R$ 240 mil, com recursos próprios da paróquia. “Ainda não temos o orçamento total. A estimativa é de R$ 600 mil até a conclusão. É uma obra de longo prazo”, explica o coordenador da Caep.

Segundo ele, a previsão é que a nova igreja esteja realmente pronta dentro dos próximos dois anos. Por enquanto, as celebrações serão realizadas em uma sala anexa ao Centro Comunitário, ao lado da construção.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro