Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo de Xaxim firma contrato para receber a unidade móvel do Projeto SESC Saúde Mulher

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/06/2018 16:33 - Atualizado em 12/06/2018 16:35
Assinatura do contrato aconteceu no Gabinete Municipal, na semana passada (Foto: Prefeitura de Xaxim) Assinatura do contrato aconteceu no Gabinete Municipal, na semana passada (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Com o objetivo de promover a saúde preventiva e oferecer projetos gratuitos que proporcionem saúde e qualidade de vida às xaxinenses, o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, assinou na última semana o contrato de parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), para o desenvolvimento do Projeto Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II. A assinatura foi realizada no Gabinete Municipal e acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, pela educadora em Saúde do Sesc, Ana Letícia Mandrik, da coordenadora do Sesc, Crisciani Ninow e da diretora do Controle de Avaliação, Adriana Pegoraro.

Este é o segundo ano consecutivo que o município receberá o projeto, que tem a finalidade de oferecer exames de mamografia digital e papanicolau para rastrear e prevenir o câncer de mama e de colo de útero das mulheres, com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. A unidade será instalada no mês de setembro em Xaxim, na Praça Frei Bruno, iniciará seus atendimentos em 1º de outubro e permanecerá por 47 dias úteis no município. A estimativa é que sejam realizados 1078 exames de mamografia e 1114 exames papanicolau, além de mais de 2.000 atendimentos em educação em saúde.

Durante a assinatura do contrato, o prefeito Lírio Dagort ressaltou que “esta é mais uma ação que a Administração buscou para garantir a saúde e qualidade de vida das xaxinenses. É uma grande satisfação trazer novamente este valioso projeto do Sesc e uma ótima oportunidade para que as mulheres possam estar em dia com os preventivos e, ainda, de realizar estes exames sem precisar se deslocar para outros municípios. Gratidão a toda equipe do Sesc por proporcionar, em outubro, a vinda do projeto ao nosso município”, reforçou o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado destacou que “hoje, a demanda de mamografias do município é de aproximadamente 600 exames e, com a vinda da unidade móvel Sesc Saúde Mulher II, a fila de espera novamente será zerada no município. Estamos felizes pela vinda do projeto em de outubro, que é o mês de prevenção e ações de conscientização sobre o câncer e, por reforçar ainda mais, as ações de prevenção que a Secretaria já desenvolve”, ressaltou.

Durante o período em que a carreta permanecer no município, serão oferecidos exames de mamografia para mulheres com a faixa etária de 40 a 69 anos e exames de papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos e, ainda, para aquelas fora da faixa etária que possuírem histórico familiar ou requisição médica. As ações de educação em saúde serão desenvolvidas para toda a comunidade xaxinense.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro