Close Menu

Busque por Palavra Chave

Promotor de Xaxim participa de seminário internacional sobre direitos humanos

Diego Barbiero (à direita) foi um dos organizadores do evento com pesquisadores do Brasil, da Polônia e da República Tcheca (Foto: Divulgação/LÊ) Diego Barbiero (à direita) foi um dos organizadores do evento com pesquisadores do Brasil, da Polônia e da República Tcheca (Foto: Divulgação/LÊ)

Aconteceu na última sexta-feira (08) o Seminário Internacional "Sistemas de Proteção de Direitos Humanos e o Papel do Ministério Público", coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O Seminário discutiu os sistemas de proteção dos direitos humanos.

Estiveram presentes pesquisadores do Brasil, da Polônia e da República Tcheca. Um dos objetivos do encontro também foi atualizar conhecimentos e qualificar iniciativas de propostas legislativas, judiciais e de políticas públicas direcionadas à proteção dos direitos fundamentais.

O diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva, ressaltou a importância do tema abordado no Seminário. "Estamos debatendo um tema extremamente importante, por vezes mal compreendido no senso comum da população, mas que o Ministério Público não pode deixar de abordar e de levar muito a sério que são os direitos humanos. É a oportunidade, ainda, de ampliar internacionalmente as nossas parcerias acadêmicas", explicou.

O evento contou com os palestrantes Katarzyna Galka e Jakub Czepek, da Cardinal Stefan Wyszynski University, da Polônia, e Martin Faix e Pavel Bures, da Palacký University, da República Tcheca, que desenvolvem trabalhos na área do direito internacional e direitos humanos.

Além dos pesquisadores internacionais, também participaram do seminário o professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Vinicius Almada Mozetic e o promotor de Justiça, Diego Roberto Barbiero, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim, que é mestrando da Unoesc e foi um dos organizadores do evento.

O seminário foi voltado para membros e servidores do MPSC, bem como magistrados e servidores do TJSC e estudantes da Escola do MPSC e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC).

PARCERIA

Os especialistas internacionais participaram do evento devido a um acordo de cooperação do MPSC com a Unoesc, e que se desenvolve, especialmente, por meio do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Direito da Unoesc. O programa estrito sensu da Unoesc criou uma rede internacional de pesquisa em Direitos Fundamentais, e neste evento, com a Palacky University a Cardinal Stefan Wyszynski, apresentaram os resultados de alguns dos seus projetos.

No encontro, também foi discutida a possibilidade dos membros do MPSC participarem de outros eventos nos países parceiros, inclusive o que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2018, na República Tcheca.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro