Close Menu

Busque por Palavra Chave

A vitória da humildade e da força de vontade

Por: Simão Baran Jr.
24/11/2016 11:25 - Atualizado em 24/11/2016 11:25

A Associação Chapecoense de Futebol, fundada em 10 de maio de 1973, é o maior fenômeno do esporte em todos os tempos no Brasil. Modelo de estudo para cases em apresentação de sucesso, o mais vitorioso e bem estruturado time de futebol profissional da região Oeste do Estado, é de origem simples e iniciou sua vida em campo sendo, como se sabe, inexpressivo.

Jovens apaixonados pelo esporte e olhando para o futuro decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional para a cidade. Entre os presentes nos primeiros encontros, destacam-se Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto, Altair Zanella, representante do clube Independente, Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó. De maneira geral, pode-se dizer que a Associação Chapecoense, é o produto da união dos clubes Atlético Chapecó e Independente.

Contando com o apoio dos empresários da cidade e da região, o primeiro terno de camisas, por exemplo, foi doação do empresário Ernesto de Marco, que foi deputado federal e era dono das Casas Vitória, até hoje na principal via comercial da cidade.

Homens como Heitor Pasqualoto, Avelino Biondo, Moacir Fredo, Arthur Badalotti, Gentil Galli e Plínio Arlindo De Nês, campeão e feliz por ver hoje o seu time do coração, mergulhando em sucesso internacional. Um líder empresarial, e político, que deu apoio incondicional ao clube em todos os momentos que ele viveu suas felicidades e amarguras.

Com apoio pleno de empresários, obteve o acesso à Série C, competição que passou a disputar a partir de 2010 e foi para a B. Depois para a Série A e permanece forte e passando modelo de gestão e de olho em competições internacionais como a que, ontem à noite, mostrou sua força e talento em campo.

Falar da história da Chape vai um editorial interminável de exemplos e atos de heroísmo. Mas sua força, agora mostrada em campo, é o sinal dos tempos que, a vida municipal e de SC não será, nunca mais, a mesma com a vitória que agora é esperada. Um Furacão de exemplos e de determinação. O time que, aos poucos, vai dissolvendo o amor ao Internacional e Grêmio, vindos dos antepassados para a região e que dominou por décadas.

Crianças e adolescentes assumem-se torcedores da Chapecoense e tem orgulho de mostrar e beijar a camisa verde e branca. Com mais um passo alcançado na trajetória agora demonstrada, ganha a atenção do mundo e, ninguém ousa falar que é um timeco perdido, do interior.

A Chapecoense é o Brasil e todos agora sabem onde é que mora o sucesso nos campos. Por isso está dando certo e os 100 anos de Chapecó não poderia estar sendo comemorado de outra melhor forma. Parabéns ao clube e aos torcedores. Parabéns para Chapecó.


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro