Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Li, Vi e Ouvi | Hipertensão, educação e Deus

Por: João Lamarque de Almeida
25/11/2016 10:10 - Atualizado em 03/07/2020 11:11

Hipertensão

Não adianta só medir a pressão, se estiver alta, tem de fazê-la baixar. Atividade física é fator de proteção da saúde. Quanto menor a quantidade de cigarros fumados, menores os riscos e danos à saúde. Quantidades baixas diárias de álcool e sal de cozinha são saudáveis para o coração. Excesso de ansiedade, angústia, tensão e conflitos é fator de adoecimento. Tratamento é possível com ou sem remédios, conforme a necessidade. O controle do peso corporal pode ser suficiente para controlar a pressão. Remédios não substituem atividade física e alimentação muito saudável.

Educação humana

Fazer amigos faz parte da natureza humana. No entanto, com o uso ilimitado das mídias sociais, o significado da amizade se torna banal. Pais e educadores conscientes da sua responsabilidade em formar pessoas felizes devem estar atentos para tal realidade. Amizade pressupõe construção. Demanda tempo, dedicação e troca. O número de amigos, curtidas e seguidores em uma página da net não expressa amizades que se tem de verdade. Amigos verdadeiros não buscam fotos bonitas e grandes feitos exibidos na mídia. Buscam encontros e compartilhamento das alegrias e da tristeza, das conquistas e das derrotas. É preciso educar as crianças, adolescentes e jovens para que saibam conquistar amigos e não se deixam iludir pelas amizades dos novos tempos.

Como Deus nos fala

Quando uma criança tem um pesadelo e acorda chorando, o pai vai lá e fala; não fica com medo, não fica com medo, eu estou aqui. É assim que Deus fala conosco. Nosso Senhor tem esse jeito de falar conosco. Ele vem até nós. Quando vemos um pai ou uma mãe falando com o filho, nós notamos que, muitas vezes, eles fazem voz de criança e gestos infantis. Quem olha de fora pode pensar que é ridículo. Mas o amor do papai e da mamãe tem a necessidade de se aproximar, e eu digo esta palavra: de se “abaixar” até o mundo, a criança entenderia do mesmo jeito; mas eles preferem usar o jeito de falar de criança. Eles se tornam próximos, se tornam crianças. E Deus também é assim.

Pensamento

“Às vezes ouço pássaro vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. (Fernando Pessoa)


Segurança Pública - Estelionato - Mobile
Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro