Close Menu

Busque por Palavra Chave

SOLIDARIEDADE

Doações da comunidade mudam a vida de muitas famílias de Xaxim

De pouquinho em pouquinho, xaxinenses descobrem que todos podem colaborar

Por: Janquieli Ceruti
30/09/2016 16:14
A voluntária Lorenci e o pároco frei Alex recebem as doações da comunidade e as repassam aos que necessitam (Foto: Janquieli Ceruti/LÊ) A voluntária Lorenci e o pároco frei Alex recebem as doações da comunidade e as repassam aos que necessitam (Foto: Janquieli Ceruti/LÊ)

Frutas, roupas e utensílios são muito bem-vindos na Paróquia São Luiz Gonzaga, de Xaxim. As doações são entregues às sextas-feiras à tarde e aos sábados de manhã a famílias carentes, que buscam auxílio na Igreja Matriz. Batizado como Sala de Atendimento, o espaço de acolhimento e distribuição de materiais funciona nas dependências da Paróquia desde junho deste ano, mas a ação já existe há bastante tempo através da boa vontade da xaxinense Lorenci Zambenedetti, que antes recebia a comunidade em casa. “Não tinha hora. Quando precisavam eles me procuravam e eu sempre os atendi”, destaca Lore, como é conhecida a voluntária. Agora, com a Sala de Atendimento, a voluntária continua com o trabalho e, com mais visibilidade, comemora a ampla participação da comunidade.

A maior procura pelos itens de vestuário, enxovais de bebê e utensílios de cozinha acontece por parte das famílias haitianas. Grande maioria desses novos imigrantes chegam em Xaxim somente com a roupa do corpo e uma pequena bolsa com poucos objetos, pois a viagem é longa e os pertences precisam ser deixados nas cidades de origem. No município, as despesas são muitas e o salário é mínimo, assim, a compra de uma roupa e até de alimentos suficientes é muito difícil. Logo, assim como qualquer família em busca de um recomeça em outro lugar, toda ajuda é muito necessária. “Um tênis, uma roupinha para o bebê, uma fruta, de tudo eles precisam. A comunidade de linha Limeira doou muita coisa para cozinha, roupas, cobertores e até banana e mamão. Essa foi uma das contribuições mais expressivas, mas muita gente de diferentes comunidades da cidade e também do interior ajudam com o que podem. Sempre estamos precisando, pois a demanda é muito grande”, salienta Lore.

Com cerca de 600 haitianos na cidade, muitos ainda em processo de adaptação, de acordo com estimativas da Paróquia, é nítida a maior procura por parte dos imigrantes, mas a Sala de Atendimento é aberta para toda a comunidade, que realmente carece de apoio. “Os haitianos precisam muito de nós, pois ganham pouco e ainda mandam parte do salário para suas famílias. Mas, além deles, há muitas famílias xaxinenses que também precisam de ajuda. Não há restrições, desde que exista a necessidade, é só vir até a Sala de Atendimento, na Casa Canônica, e retirar o que precisar”.

Lore conta que somente numa semana, seis mães receberam enxoval completo para os bebês que acabaram de nascer ou estão chegando ao mundo. “Nós, voluntárias, costuramos boa parte dos kits, a outra nós adquirimos através da renda arrecadada com o bazar que temos no Mercado Central. Lá as peças custam entre R$ 1 e R$ 8 e mantém os projetos “Vestindo Pequenos Brilhantes” e “Acolhida aos Imigrantes”. Oferecemos para as mamães as roupinhas, cobertores, toalhinhas, enfim, um enxovalzinho completo até os primeiros meses do bebê. Os postos de Saúde encaminham elas, quando iniciam o pré-natal, e nós contribuímos como podemos. Tenho todos como meus filhos, dos bebês aos seus pais”.

O apoio da comunidade é tamanho que Lore até surpreendeu-se. “Não parecia que o povo era tão sensível. A solidariedade de quem ajuda é enorme, assim como a de quem é ajudado. As mamães usam as roupinhas em seus bebês e ainda devolvem depois para que possamos destinar a outras”. Além dos que doam produtos, há também os que doam serviços para apoiar a causa. “Temos parceria com prestadores de serviços, seja para costurar um acolchoado ou consertar um fogão ou até em consultas médicas. Eles nos cobram bem pouco e às vezes nem cobram”.

O pároco frei Alex Sandro Ciarnoski destaca que o povo é generoso, mas que a confiança no trabalho da Igreja Matriz também é decisiva para o grande apoio da comunidade. “São ações feitas com responsabilidade, o que dá a certeza da destinação correta. Seja nesta frente ou em outras, como no apoio para a documentação de muitos haitianos, sempre tentamos colaborar”.

Quer ajudar? Doe*:

- Colchão de casal;

- Cama de casal;

- Cama de solteiro;

- Pia;

- Sofá;

- Alimentos.

Além destes, toda ajuda é bem-vinda.

Voluntarie-se a:

- Costurar ou tricotar enxovais de bebê;

- Prestar serviços diversos dentro de sua área de atuação.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro