Na noite de terça-feira (26), o Poder Legislativo de Chapecó concedeu título de cidadão honorário de Chapecó a advogada e professora universitária, Maria Aparecida Lucca Caovilla. A homenagem, de autoria do vereador licenciado Cleiton Fossá (MDB), foi entregue pelo vereador Nando Santos (PCdoB).
Maria Aparecida é doutora em Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua na área de educação há 32 anos, principalmente, no ensino de Ciências Políticas e Jurídicas. Autora dos livros “Descolonizar”, “O Direito na América Latina: o modelo do pluralismo e a cultura do bem viver” e “Acesso à justiça e cidadania”, sua linha de pesquisa destaca o acesso à justiça, ensino jurídico, pluralismo jurídico, interculturalidade e constitucionalismo latino-americano.
Para o proponente, Cleiton Fossá, a homenagem é um reflexo do trabalho e dedicação aos alunos, colegas e, também, por Chapecó. “A professora Cida nos motiva a prosseguir, por sua longa história de luta e engajamento, que ficam evidentes nos seus discursos, na sua produção científica, na sua atuação profissional. Sempre buscando construir uma sociedade mais justa, seus alunos não são meros recebedores de conhecimento, expectadores dentro da sala de aula, mas sim sujeitos sociais e formadores de opinião”, destaca.
A nova cidadã chapecoense agradeceu, emocionada, ao título. “É uma felicidade receber esta homenagem. Agradeço a todos os meus familiares, amigos, alunos e colegas de atividade profissional, por compartilharem comigo, dos meus sonhos de um mundo mais justo, mais fraterno e com mais igualidade social. Prometo continuar servindo a esta cidade com o meu trabalho”, finaliza.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro