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WhatsApp Business ajuda empresas a ganhar tempo e agilidade no atendimento

A consultora empresarial Veridiane Endres palestrou sobre as ferramentas e funcionalidades do WhatsApp Business (Foto: MB Comunicação) A consultora empresarial Veridiane Endres palestrou sobre as ferramentas e funcionalidades do WhatsApp Business (Foto: MB Comunicação)

A inovação é um dos aspectos priorizados pelo Sebrae/SC, para cumprir com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia de Santa Catarina. As soluções incluem cursos, workshops, projetos, consultorias, entre outros. Um dos temas em foco nesse mês foi o WhatsApp Business, que contou com dois workshops destinados a empresários e colaboradores que utilizam ou pretendem utilizar o aplicativo em seus negócios.

Desenvolvido para atender as necessidades da pequena empresa, o WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens. Com o tema “WhatsApp Business para Pequenos Negócios”, o primeiro workshop incluiu discussão do conceito, as novas funcionalidades da rede social, estratégias para vender mais, fidelizar clientes e usar os benefícios do aplicativo para negócios. O segundo teve como foco “Aprenda a definir o perfil do cliente nas redes sociais: público-alvo, avatar e persona”. O objetivo foi capacitar empresários e colaboradores que usam redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços, atrair novos clientes e ser mais assertivos na comunicação.

Os dois cursos foram conduzidos pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Veridiane Endres, especialista em marketing digital. Com mais de seis anos de experiência na área, Veridiane também esteve com grandes nomes do marketing digital, como: Erico Rocha, Camila Porto, Ramon Tessmann, Gabriel Rockemback e outros.

Segundo Veridiane, o aplicativo é a segunda maior rede social do País em número de usuários, com cerca de 120 milhões ativos no Brasil, perdendo apenas para o Facebook. “A ferramenta nasceu inicialmente para uso pessoal e logo passou a ser utilizada nos negócios pela facilidade de interação rápida com clientes e fornecedores. Para algumas empresas, a ferramenta é considerada canal de comunicação oficial substituindo, até mesmo, o telefone fixo. A versão atual do WhatsApp para Negócios ganhou novas funcionalidades, o que ajuda a automatizar parte do atendimento ao cliente, ganhar tempo e agilidade na troca de informações.”

Roberto Revelino de Cardoso de Souza, da Pizzaria Braseiro de Chapecó, já utiliza o WhatsApp para atender seus clientes e, com a versão business, conseguirá automatizar uma parte do atendimento e ganhar tempo. O aplicativo possibilita salvar várias respostas automáticas, ou seja, respostas pré-prontas que a empresa pode ativar para enviar no momento desejado. Para o empresário, o curso foi esclarecedor. “Vamos comprar aparelho celular mais avançado para colocar em prática o envio de várias mensagens para grupos diferentes de clientes, além de implantar também as mensagens instantâneas”, conclui Roberto que está com as expectativas positivas em relação à inovação.


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