Lê Notícias - Região - Turismo planejado promete novas fontes de renda em Bandeirante
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Turismo planejado promete novas fontes de renda em Bandeirante

Divulgação Bandeirante, no Extremo-Oeste catarinense, lançou seu primeiro Plano Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae/SC Bandeirante, no Extremo-Oeste catarinense, lançou seu primeiro Plano Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae/SC

Localizado no Extremo-Oeste de Santa Catarina, o município de Bandeirante decidiu transformar o campo em estratégia de turismo. O município apresentou nesta semana seu primeiro Plano Municipal de Turismo, construído com o Sebrae/SC, apostando no turismo rural como caminho para gerar renda e movimentar a economia local. O documento passa a orientar decisões, projetos, parcerias e investimentos no setor pelos próximos anos.

Agora, o município inicia a etapa de mobilização para transformar potencialidades ainda pouco exploradas em experiências e oportunidades de negócio. Responsáveis pela elaboração do plano pelo Sebrae/SC, os consultores Douglas Rodrigues e Talía Furlan apresentaram os resultados do diagnóstico turístico do município e as estratégias construídas ao longo do trabalho.

"O turismo em Bandeirante ainda é um movimento inicial, mas que começa de forma planejada por meio do Plano Municipal de Turismo. O município já tem alguns empreendimentos investindo no turismo rural", destacou Rodrigues.

Entre os pontos fortes do município estão a hospitalidade e o acolhimento local, além da segurança, paisagens naturais, gastronomia à base de produtos coloniais e a integração regional. “A partir desse mapeamento, o plano apontou oportunidades como a estruturação de roteiros turísticos, o fortalecimento do turismo rural, o desenvolvimento de experiências gastronômicas, a valorização dos eventos tradicionais e a criação de produtos de natureza e aventura”, explicou Talía.

O plano traz propostas voltadas à organização da oferta turística, à qualificação de empreendimentos e serviços, ao incentivo ao empreendedorismo, à valorização da identidade local, à promoção do destino e ao fortalecimento da articulação entre poder público, iniciativa privada e comunidade.

ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO

O gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Trennepohl, reforçou que o planejamento é o que vai garantir que o turismo avance de forma organizada em Bandeirante. “É isso que vai gerar resultados concretos como novas fontes de renda, valorização da cultura local, fortalecimento dos negócios e do empreendedorismo, além do desenvolvimento sustentável para o município”, exemplificou.

Para o prefeito de Bandeirante, Éder Luiz Marcon, o plano representa o compromisso da gestão municipal com um turismo planejado, integrado e sustentável. "Queremos beneficiar a comunidade, estimular o empreendedorismo e consolidar Bandeirante também como um destino turístico, que seja cada vez mais acolhedor e promissor", afirmou.

O prefeito lembrou que Bandeirante conta com uma programação cultural e turística ao longo do ano, além de empreendedores e pontos atrativos já consolidados. Segundo ele, a expectativa é que o turismo passe a contribuir diretamente para a movimentação econômica do município. "Estamos dando os primeiros passos para colher os frutos lá na frente", completou.

SOBRE O SEBRAE/SC

O Sebrae/SC comemora, em 2026, 54 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.


Outras Notícias
Câmara de Vereadores de Florianópolis - PI 18183
Prefeitura de São José - PI 18137

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro