Por Marcos Schettini
Criado em 1970, o Rotary Club de Xaxim tem uma história de dedicação, respeito e trabalho em favor das pessoas. E durante estes 48 anos, seguem a mesma diretriz e compasso firmado naqueles dias iniciantes.
Mas muito mudou ao longo destas quase cinco décadas de atuação em favor de Xaxim e de suas pessoas. Destas, destaca-se, por exemplo, a presença da mulher como parte do grupo que somente foi modificada nesta tese, a partir de 2005 dando o ar feminino aos encontros e realizações de serviços ao cidadão.
Foi em base a esta sensibilidade que, amadurecidos, elegeram uma mulher, pela primeira vez, para presidir a entidade em Xaxim. Esposa do advogado Valdir Ieisbick e membro há décadas, Iraci Barrionuevo Ieisbick tomou posse na última sexta-feira (29) ao lado de sua vice-presidente, Cleri Sotilli que, igualmente responsável por uma série de atividades ligadas à ideologia de servir, estão na sensibilidade de elevar os trabalhos por um ano.
Iraci Barrionuevo Ieisbick terá a missão de dar luz às atividades do grupo e, como mulher, passar pela primeira prova de sua articulação à frente desta que é sua entrega plena ao pensamento do Rotary, agora, como líder máxima de seus liderados que, também, muitos deles, já foram presidentes, ela conta com o apoio de todos para cumprir com elegância, feminilidade e valentia sua presença neste trabalho. “Para mim é uma honra, um desafio e preciso que estejam conosco neste trabalho e sei que todos os companheiros estarão nesta luta em favor das pessoas que muito nos sensibiliza e nos ilumina para fazermos o que há de melhor”, disse.
Ela assume no lugar do fisioterapeuta Márcio Thomé que deixou uma marca de juventude, inteligência e velocidade à gestão. Em sua fala, ele lembrou que o mundo precisa de inteligência e não força bruta para ganhar luminosidade e acertar os desafios humanos. Rapaz de grande índole e beleza moral, mostrou-se completamente satisfeito com sua passagem pela presidência e entregou à nova líder o martelo e o sino que marcam o controle da mesa de trabalho.
Iraci Ieisbick tem longa passagem de serviços prestados à educação por sua identidade profissional com o ensino público. Sensível e mulher de grande perfil de moral e valores, tem a confiança de todo o grupo.
No evento foi dada a entrada como nova membro efetiva, a esposa de Marco Antonio Aniola Kochi, que desapareceu recentemente deixando grandes serviços maçônicos e rotarianos prestados em favor de Xaxim e de sua gente simples. Marines Aniola Kochi, advogada que, homenageada em nome do marido, contou uma história de envolvimento e valores de família que ele, ela e toda a família, sempre participaram. Ela assumiu pelas mãos da nova presidente e emocionada, lembrou da trajetória de Marco e sua influência como liderança em meio aos aplausos e às lagrimas de Caroline Ivanowski Kochi que observava a mãe ocupar, pela sua valentia e coragem, a posição que sempre seu pai representava.
Também tomou posse a diretoria do Rotaract que, na mesma festa, saldavam-se com um diferente aplaudir especial e típico de uma juventude que quer, busca e faz.
Depois do evento foi servido um jantar aos presentes.
LEIA TAMBÉM:
Márcio Thomé encerra gestão à frente do Rotary e destaca principais ações desenvolvidas
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro