Close Menu

Busque por Palavra Chave

Seminário sobre a nova Lei Nacional de Migração acontece nesta semana em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/07/2018 23:42

Desde o dia 21 de novembro de 2017, data em que entrou em vigor, o Brasil conta com uma nova Lei de Migração, que garantem direitos e protege os estrangeiros contra discriminações. Essa Lei, de n° 13.445/2017 substituiu o Estatuto do Estrangeiro, aprovado durante o Regime Militar no Brasil.

Publicada no dia 25 de maio de 2017, a nova Lei tem como princípios fundamentais, a igualdade de direitos e o combate à xenofobia e a discriminação, adequando a questão migratória aos direitos garantidos pela Constituição de 1988.

A cidade de Xaxim e a região Oeste de Santa Catarina tem vivenciado, especialmente a partir de 2011, um novo ciclo imigratório, singularmente com a chegada de imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos. Essa é uma realidade que está posta diante dos nossos olhos e ao alcance de nossas mãos, particularmente nos centros urbanos dos municípios da região, do Estado e mesmo do país.

É, pois, na vivência cotidiana dessa realidade, que a Paróquia São Luiz Gonzaga, por meio da Pastoral do Migrante, promoverá, nesta quarta-feira (04), às 19h, no salão paroquial da Igreja Matriz, um importante seminário sobre a nova Lei Nacional de Migração, com o intuito de trazer ao conhecimento da população, essa Lei que é considerada uma das mais avançadas do mundo, no que se refere à questão migratória. O evento será aberto à participação do público em geral, com entrada gratuita.

O evento contará com a presença da professora Dra. Deisemara Turatti Langoski, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); do agente da Polícia Federal de Chapecó, Alcione Virgil; do promotor de Justiça da Comarca de Xaxim, Diego Barbiero; do pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, Frei Alex Sandro Ciarnoscki. O evento será em memória do haitiano Wisly Delva, que faleceu há alguns dias e participava da Pastoral do Migrante/Paróquia São Luiz Gonzaga.

“Sua presença será muito importante. Afinal, antropologicamente podemos dizer que somos todos migrantes, pois a vida humana migra. E teologicamente isso também faz sentido, pois chegamos a este mundo na condição de imigrantes; desfrutamos a vida como migrantes e partimos deste mundo em busca da pátria definitiva, como eternos emigrantes”, salienta Valnei Brunetto, da coordenação da Pastoral do Migrante da Paróquia São Luiz Gonzaga.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro