Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó elenca diretrizes para o Plano Estratégico de Gestão Municipal

Prefeito de Chapecó Luciano Buligon destacou a importância do PEGEM (Foto: MB Comunicação) Prefeito de Chapecó Luciano Buligon destacou a importância do PEGEM (Foto: MB Comunicação)

O Plano Estratégico de Gestão Municipal (PEGEM) tem como foco assessorar o prefeito na identificação dos setores e temas prioritários da Prefeitura, visando definir os objetivos estratégicos e elaborar o plano de gestão. Nessa semana, os secretários e servidores públicos de Chapecó participaram da primeira reunião para discutir e definir as diretrizes a serem trabalhadas pelo Poder Público Municipal de Chapecó. O resultado será um instrumento de política pública para alcançar o máximo desempenho de toda a administração.

O evento foi coordenado pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira e teve participação do prefeito Luciano Buligon. As atividades contaram com formação de grupos e possibilitaram elencar os pontos que ajudam a manter ou melhorar os indicadores e os que impedem o crescimento. O objetivo foi analisar os eixos de governança e desenvolvimento administrativo e fiscal; desenvolvimento sócio espacial; desenvolvimento econômico e ambiental sustentável e o desenvolvimento humano e social.

Após um dia de debates, foram definidas as seguintes diretrizes: gestão aberta, aplicada a resultados e equilíbrio fiscal; transparência e ouvidoria, valorizando o controle social e a participação popular; minimização da burocracia e do tamanho do ente público; cidade inteligente; regularização fundiária e habitação digna; mobilidade, integração e infraestrutura; valorização do turismo, esporte, cultura e lazer; incentivo à economia criativa, cooperada e compartilhada; Chapecó mais segura com a proteção dos cidadãos; Chapecó mais saúde e qualidade de vida; educação do futuro e conectada com o mundo e a ciência e tecnologia; e cidade inclusiva e acolhedora.

Para o prefeito Buligon, o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal possibilita que o poder público trabalhe de forma sintonizada. “Esse encontro representou mais um momento para avaliar onde estamos indo e onde queremos chegar. O PEGEM faz com que as energias sejam potencializadas e que se sustentem de forma imparcial, ou seja, que todas as secretarias conheçam as ações de todo o governo para que as forças sejam focadas nos projetos, o que contribui de forma sistêmica para o desenvolvimento do município”.

O PEGEM integra o Programa Cidade Empreendedora desenvolvido pela Prefeitura e pelo Sebrae/SC com o objetivo de oportunizar a transformação local por meio da implantação de políticas em vários eixos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro