No final da tarde de hoje (25) o prefeito eleito de Xaxim Lírio Dagort (PSD) e o vice eleito Adriano Bortolanza (PSD) receberam o deputado federal Jorginho Mello (PR), que estava acompanhado do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Santa Catarina, Vissilar Pretto.
O encontro primeiramente aconteceu na Vila Diadema, onde foi apresentado o mapa viário de Xaxim ao deputado Jorginho Mello que, prontamente, recebeu o convite de Lírio para dispor seu mandato em prol de Xaxim. “Não estamos aqui prometendo nada, viemos a pedido do Lírio para que possamos, juntamente com o Dnit, estudar a viabilidade de um investimento para as obras necessárias na BR-282, em Xaxim, beneficiando também toda a região”, expôs o parlamentar.
O superintendente do Dnit disse que as obras solicitadas são de grande importância e urgência, mas que não se pode precisamente ter um orçamento sem um projeto real. “Estamos aqui para ouvir e para darmos sequência aos novos encaminhamentos. Com o projeto na mão, em 2017 iremos buscar a viabilidade das mudanças necessárias aqui em Xaxim. Imagino que uma obra desta, com viaduto e modificações em cerca de 5km de estrada, custem cerca de R$ 12 milhões, mas esse valor é apenas uma ideia que temos. Pode ser que custe muito mais ou muito menos”, explicou Vissilar Pretto.
Um dos locais visitados por Jorginho e Vissilar foi a curva depois da Rafitec, sentido Xanxerê, onde possivelmente pode haver a instalação de um viaduto, devido o local ser de rochas em ambos lados. “Com o projeto na mão, iremos receber Lírio e Adriano em Brasília para visitarmos o Ministério dos Transportes e, juntos, fazer o possível para realizar as reivindicações de Xaxim”, reforçou o deputado.
O presidente da Aciax, Orly Bernardes; o presidente da CDL, Marcelo Cardoso e o presidente eleito da CDL, Rodrigo Savaris, também acompanharam o deputado e o superintendente do Dnit, inclusive visitando possíveis locais que podem receber modificações. O vereador Amarildo Maroco (PSD) e o vereador eleito Juliano de Lima (PSB) também acompanharam o roteiro.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro