A delegação da Chapecoense saiu de Guarulhos rumo à Bolívia com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, a Chape deixou Santa Cruz de La Sierra em um voo comercial e seguiu para Madelliín. Porém, na madrugada de hoje (29), fez pouso forçado na região de Antióquia, na Colômbia. A causa do acidente, que já teria vitimado pelo menos 25 pessoas - conforme o prefeito Frederico Gutierrez, teria sido uma pane elétrica. Conforme a imprensa local colombiana, o piloto teria liberado combustível no ar para evitar a iminente explosão durante o pouso.
De acordo com o aeroporto José Maria Córdova, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e teria caído às 22h15 (01h15 de Brasília). O avião transportava a delegação para primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Devido ao difícil acesso e às condições climáticas de baixa visibilidade, está sendo difícil o trabalho de resgate dos feridos.
Em nota oficial, a Conmebol suspendeu todas as atividades envolvendo a Confederação, inclusive a partida, duelo de ida pela final da Sul-Americana, que estava marcada para quarta-feira às 21h45 (de Brasília) em Medellín.
“A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que há sido notificada por autoridades colombianas que o avião em que viajava a delegação do Atlético Chapecoense do Brasil sofreu um acidente em sua chegada à Colômbia. Estamos em contato com as autoridades e à espera de informações oficiais. A família Conmebol lamenta enormemente o ocorrido. Todas as atividades da Confederação ficam suspensas até novo aviso.”
Confira a lista dos jogadores que viajaram para a Colômbia:
Jogadores
Goleiros: Danilo e Follmann;
Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto;
Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco;
Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.
Comissão técnica
Treinador - Caio Júnior
Auxiliar técnico - Duca
Preparador Físico - Anderson Paixão
Preparador de Goleiros - Boião
Fisiologista - Cezinha
Médico - Dr. Marcio
Fisioterapeuta - Rafael Gobbato
Analista de Desempenho - Pipe Grohs
SOBREVIVENTES
Os goleiros Danilo e Follmann e o lateral Alan Ruschel estão entre os sobreviventes confirmados. Além de jogadores e comissão técnica, embarcaram jornalistas e dirigentes.
NÃO EMBARCARAM
Nem todos os jogadores da Chapecoense estavam no voo. Ficaram no Brasil: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima.
MORTOS
Não há, por enquanto, identificação das 76 vítimas fatais.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro