Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Gratidão, educação e alimentos

Por: João Lamarque de Almeida
23/07/2018 15:40 - Atualizado em 01/07/2020 11:16

Gratidão, apreço e hospitalidade

A família é escola de fé, lugar de comunhão, de enriquecimento humano. Devemos despertar o sentido coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faço idoso sentir-se parte viva de sua comunidade. Idosos são homens e mulheres, pais e mães que percorreram o nosso próprio caminho, estiveram na mesma casa, combateram a nossa mesma batalha diária por uma vida digna.

Educação inclusiva em casa e na escola

Ao programar e estimular tarefas em grupo, que valorizam o empenho de cada criança, pais e educadores colaboram para a educação inclusiva e a formação da sociedade mais justa e feliz. Ao treinar o olhar para perceber a riqueza que há no outro e as suas inúmeras possibilidades, a criança se livra de preconceitos e comportamentos discriminatórios na formação de sua personalidade. É preciso que, desde a infância, adquira-se o respeito a todas as pessoas, independentemente de suas características físicas, sociais ou culturais. Construir em conjunto é uma forma de ensinar à criança o respeito ao próximo e a compreensão de que juntos, podemos fazer mais. O fazer coletivo é uma prática que deve ser incentivada na rotina da casa e da escola.

Alimentos que melhoram o humor

Os alimentos que melhoram o seu humor, são: chocolate, o teor de gordura e açúcar no chocolate pode aumentar a serotonina e os níveis de endorfina. E os flavonoides podem ajudar a melhorar o humor e sustentar o pensamento claro. O café aumenta a concentração e a clareza mental, mas em muita quantidade, pode criar dependência, insônia e falta de concentração. Uma xícara de café tem aproximadamente 120mg de cafeína, cuidado para não exagerar. As proteínas são fontes saudáveis de proteína incluem ovos, frango, carne com pouca gordura, sardinha, vegetais verde-escuros e abacate. Todos afetam a serotonina, responsável por manter o equilíbrio do humor. Nozes e chás têm calorias, nutrientes e vitaminas como magnésio, potássio, cálcio, ferro, zinco, selênio, além de fibras, que estimulam os neurotransmissores. E os chás são associados ao relaxamento.

Pensamento

Abaixo a graça de Deus, a saúde é neste mundo o maior do ser humano.

- Bluteau


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro