Close Menu

Busque por Palavra Chave

CONQUISTA

Suinocultores catarinenses alcançam índices elevados de produção

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/07/2018 14:52
A carne suína brasileira atende a demanda dos mercados internacionais mais exigentes do mundo (Foto: Divulgação/LÊ) A carne suína brasileira atende a demanda dos mercados internacionais mais exigentes do mundo (Foto: Divulgação/LÊ)

A suinocultura tem uma grande importância na economia brasileira. Gera cerca de 126 mil empregos diretos e mais de 900 mil indiretos, além de diversificar a renda nas propriedades. O setor está diretamente ligado aos ótimos índices econômicos de Santa Catarina e do Brasil.

Santa Catarina é o maior produtor de suínos do país, e tem uma das suinoculturas mais avançadas do mundo. Dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), mostram que o estado concentra cerca de 20% do rebanho nacional e é responsável por quase ¼ das mais de três milhões de toneladas de carne suína, produzidas anualmente no Brasil.

Este número eleva o país à condição de quarto maior produtor do planeta, mesma posição ocupada no ranking mundial de exportação. “Isso é reflexo do intenso trabalho dos nossos suinocultores, que mesmo enfrentando crises, se mantém extremamente comprometidos com a qualidade da produção”, comentou o deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), ao lembrar o Dia do Suinocultor, comemorado nesta terça-feira, 24 de julho.

Como defensor da suinocultura, o deputado Valdir Colatto foi relator e um dos idealizadores da Lei 13.288/2016, a Lei da Integração ou das Parcerias. Com ela, os os contratos de integração passaram a ser regulados, trazendo as obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e integradoras. “Além de legislar e defender o setor, trabalhamos com o objetivo de fazer a suinocultura catarinense a melhor do Brasil”, afirmou parlamentar emedebista.

A carne suína produzida hoje pelos catarinenses alimenta milhares de consumidores no Brasil e atende a demanda dos mercados internacionais mais exigentes do mundo. O trabalho, que inicia no campo, é responsável também por promover o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil. Para que o estado se tornasse referência produtiva, foram necessários anos de trabalho, que envolveu produtores, agroindústrias, lideranças governamentais e entidades representativas.

DADOS

Das mais de 3 milhões de toneladas de carne suína produzidas no Brasil em 2017, 26,83% são frutos do trabalho de catarinenses, que contribuem também com 40,28% das exportações. Com isso, o estado consolida-se como o maior produtor e exportador nacional da proteína animal. Em Santa Catarina, são mais de 8 mil produtores de suínos, entre integrados e independentes. São quase oito milhões de animais, segundo o IBGE.

A suinocultura foi uma das grandes responsáveis pela expansão e modernização da indústria do estado a partir da década de 1940, elevou o setor alimentício à liderança da arrecadação estadual e foi mola propulsora da riqueza do Oeste catarinense, onde se estabeleceram os maiores complexos agroindustriais do país.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro