O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) é uma entidade de aproximação das polícias estaduais com a sociedade. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, relativos à segurança pública.
No dia 20 de junho de 2018, o 5º Pelotão de Polícia Militar de Xaxim, em reunião com líderes da comunidade, explanou sobre a Rede de Vizinhos, programa implantado na cidade, bem como incentivou a a formação da Comissão eleitoral, para conduzir as eleições para a nova diretoria do Conseg.
A Comissão eleitoral foi composta pelas seguintes pessoas: presidente Juliano Anghinoni, vice-presidente Nildo Valentini e secretária Ana Claudia Tremea. Eles conduziram o processo eleitoral da nova diretoria e edital foi lançado no dia 23 de junho de 2018, dando ampla publicidade a toda comunidade interessada. O prazo máximo para apresentação das chapas era até o dia 20 de julho de 2018.
No dia 17 de julho, foi protocolado junto à Comissão Eleitoral, uma chapa, sendo a única inscrita, que foi homologada a candidatura e os membros para a eleição foram considerados aptos para a eleição. A chapa foi eleita por aclamação nesta segunda-feira, 23 de julho de 2018.
Presidente: Claudio Luiz Orço
Vice-presidente: Edmilson Antonio Simonatto
1º Secretário: Flávio Davi Parizotto
2º Secretário: Fábio Bortoncello
Diretoria Social e de Assuntos Comunitários: Douglas Antonio Simoni
Comissão de Ética e Disciplina: Suelen Ribeiro Pegoraro
Comissão de Ética e Disciplina: Augusto Angelo Varnier
Comissão de Ética e Disciplina: Geandro Geremia
A solenidade contou com a presença do Comandante do 5º Pelotão da PM, tenente Thiago Zuanazzi, do sargento Mozena e da soldado Bettanin.
A instituição da Diretoria do Conseg é mais uma conquista para Xaxim, sendo os principais objetivos:
• Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
• A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
• Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
• Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro