Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria da Saúde de Xaxim lança Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo 2018 inicia dia 6 de agosto e segue até o dia 31. A população-alvo desta campanha abrange crianças de seis meses até 5 anos incompletos. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados.

Em Xaxim, a Secretaria da Saúde irá lançar a campanha no sábado (04), com concentração na Praça Frei Bruno e também nos bairros, com a presença do Zé Gotinha. De acordo com o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, em Xaxim a meta é vacinar 2.900 crianças. “Aqui em Xaxim, faremos o lançamento da campanha neste sábado (04), com o apoio e parceria dos Clubes Rotary e Rotaract, que são entidades que possuem campanhas mundiais contra a poliomielite, um dos focos da campanha. A partir da segunda-feira (06) nossas equipes estarão aguardando os pais e responsáveis para efetivar a imunização nas crianças. O objetivo da campanha contra o sarampo e a poliomielite é realizar as doses em crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória a vacinação. Lembramos que a vacina é muito importante e é a única forma de prevenir a doença”, reforça o secretário.

De 06 a 31 de agosto as duas salas de vacinas do município, localizadas na Estratégia Saúde da Família - ESF Central e na ESF Santa Terezinha estarão aplicando as doses durante o horário normal de expediente e, no dia 18 de agosto, o sábado D da campanha, todas as ESF’s estarão abertas das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

A vacina oral contra a Poliomelite (VOP) induz boa imunidade e humoral protegendo contra dois tipos do poliovírus 1 e 3, com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contraindicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

Já a vacina contra o sarampo é a unida maneira de prevenir a doença. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

A Secretaria da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro