Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria da Saúde de Xaxim lança Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo 2018 inicia dia 6 de agosto e segue até o dia 31. A população-alvo desta campanha abrange crianças de seis meses até 5 anos incompletos. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados.

Em Xaxim, a Secretaria da Saúde irá lançar a campanha no sábado (04), com concentração na Praça Frei Bruno e também nos bairros, com a presença do Zé Gotinha. De acordo com o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, em Xaxim a meta é vacinar 2.900 crianças. “Aqui em Xaxim, faremos o lançamento da campanha neste sábado (04), com o apoio e parceria dos Clubes Rotary e Rotaract, que são entidades que possuem campanhas mundiais contra a poliomielite, um dos focos da campanha. A partir da segunda-feira (06) nossas equipes estarão aguardando os pais e responsáveis para efetivar a imunização nas crianças. O objetivo da campanha contra o sarampo e a poliomielite é realizar as doses em crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória a vacinação. Lembramos que a vacina é muito importante e é a única forma de prevenir a doença”, reforça o secretário.

De 06 a 31 de agosto as duas salas de vacinas do município, localizadas na Estratégia Saúde da Família - ESF Central e na ESF Santa Terezinha estarão aplicando as doses durante o horário normal de expediente e, no dia 18 de agosto, o sábado D da campanha, todas as ESF’s estarão abertas das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

A vacina oral contra a Poliomelite (VOP) induz boa imunidade e humoral protegendo contra dois tipos do poliovírus 1 e 3, com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contraindicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

Já a vacina contra o sarampo é a unida maneira de prevenir a doença. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

A Secretaria da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro