Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo de Xaxim e ONG OPah realizam Mutirão de Castração de Animais

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/08/2018 13:40 - Atualizado em 06/08/2018 13:41
Mutirão de Castração de Animais iniciou na manhã desta segunda-feira (06), na Praça Frei Bruno, em Xaxim (Foto: Prefeitura de Xaxim) Mutirão de Castração de Animais iniciou na manhã desta segunda-feira (06), na Praça Frei Bruno, em Xaxim (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Com o objetivo de realizar o controle ativo e permanente de zoonoses de animais, teve início na manhã desta segunda-feira (06), na Praça Municipal Frei Bruno, o primeiro Mutirão de Castração Social de Animais. Promovido pelo Governo Municipal de Xaxim e ONG Opah, o mutirão deve atender aproximadamente 200 animais. O município investiu R$ 16.965,00 no projeto de castração social para animais de rua e, ainda, para animais cujo os tutores sejam pessoas carentes do município.

O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, esteve cedo acompanhando as atividades do mutirão. Ele ressaltou que o município está contribuindo para o controle de zoonoses para o bem-estar animal. “Esta ação vai possibilitar que menos animais sejam vítimas do abandono e, ainda, contribuir com as famílias que não tem condições financeiras para realizar a castração dos animais em clínicas particulares”, ressaltou.

Segundo o vice-prefeito Adriano Bortolanza, “Xaxim sai na frente por realizar este mutirão, que irá evitar muitos abandonos de animais em nossa cidade. Parabenizo a todos envolvidos neste projeto, principalmente a ONG Opah por idealizar e promover bem-estar e amor aos animais”, frisou.

De acordo com o secretário de Administração, Geverson Giacomelli, “o Governo Municipal realizou a contratação de clínica veterinária, por meio de dispensa de licitação, para realização de procedimento cirúrgicos minimamente invasivos, para castração de cães e gatos. Esta é a primeira edição do mutirão no município por meio da parceria com a Opah e, com certeza, novas parcerias devem ser firmadas em breve”, pontuou.

A presidente da Opah, Daniela Silva observou a importância do mutirão para proporcionar à castração dos animais aos tutores que não possuem condições de realizar o procedimento em clínicas particulares. “Essa parceria com o Governo Municipal foi muito importante para a realização do mutirão, que objetiva o controle populacional e bem-estar dos animais. A ONG já atua há mais de dez anos pela causa animal e, agora, estamos felizes pelo primeiro mutirão aqui no município de Xaxim”, ressaltou.

Dona Luci Busatta levou cedo as duas cachorrinhas de estimação, que foram adotadas da rua, para a castração. De acordo com ela, “Xaxim está de parabéns por realizar este projeto. Temos duas cachorrinhas que serão castradas hoje, pois não tínhamos condições de castrar em clínica particular. Com a castração, vamos evitar muitos abandonos. Só tenho a agradecer pela ação”, frisou.

A empresa responsável pela castração é a Clínica Veterinária Marina Moneta Dante ME, de São José. A castração está sendo realizada por meio de castra móvel – uma carreta da clínica que é equipada com materiais para a realização do procedimento. Após o procedimento todos os animais receberão medicação pós cirúrgico e microchipagem.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro