Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Ecologia, provérbio italiano e ética ubuntu

Por: João Lamarque de Almeida
06/08/2018 14:29 - Atualizado em 01/07/2020 11:15

Ecologia e meio ambiente

Vivemos inseridos e dependentes da natureza onde estamos. Uma nova visão e um novo pensamento nos vêm sobre a vida em novos tempos. A água passou a ser líquido precioso e que deve ser cuidada para a garantia da vida. A temperatura já mostrou que pode ser muito alta. Vamos conviver com calores e frios intensos. O caminho do meio é a virtude. Evitando os extremos e convivendo com as mudanças climáticas, podemos ter uma melhor qualidade. Podemos saber usar os ventos, as chuvas, o calor e as marés como forças positivas no dia a dia. Toda mudança requer esforço de adaptação. Mas o Criador quer de nós um trabalho constante de melhorias no Planeta Terra.

Provérbio italiano

Provérbio italiano: “Quem atravessa os mares, muda de firmamento, mas não de espírito”. Não sei se o poeta latino Horácio citou este provérbio ou se os italianos o aprenderam com Horácio. É comum frases de homens célebres se transformarem em provérbios. O mesmo poeta latino tem outra afirmação, que já virou provérbio: “Podes atirar longo a natureza com o forcado: ela sempre retornará”. Serei sempre eu, onde quer que vá e em qualquer circunstância em que se encontre. Não basta trocar de cidade, de país ou de religião. Se quero ser diferente, terei de mudar minha mentalidade, meu modo de pensar, sentir e fazer. Ainda que troque minha mentalidade, minhas digitais serão as mesmas.

A ética ubuntu

Ubuntu? É uma expressão linguística em Zulu, que significa “humanidade”, que prioriza a dimensão relacional e de reciprocidade, uns em relação aos outros e com o cosmos. Ubuntu é uma cosmovisão, o elo entre a diversidade cultural e os vários sistemas de valores da grande maioria dos grupos étnicos africanos ao sul do deserto do Saara. Esse conceito significa compaixão, consenso, perdão, diálogo, humanidade, cooperação, hospitalidade, aceitação das diferenças, apoio mútuo, fraternidade universal, harmonia interpessoal, reciprocidade, generosidade e respeito para com os idosos. “Um ser humano é humano por causa dos outros seres humanos. Eu sou porque nós somos e nós somos, porque eu sou”, é a máxima Ubuntu.


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro