O artesanato é um trabalho que encanta pela riqueza dos detalhes. Os materiais são desenvolvidos com muitas técnicas, a maioria passada de geração para geração, mas algumas se perdem com o tempo. Na busca por resgatá-las e aprimorá-las, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP) promove capacitações com artesãos da região. O projeto foi desenvolvido nas cidades de Nova Itaberaba, Seara e, por último, em Chapecó, com o grupo Mães de Nazaré. As atividades encerraram no dia 2 de agosto.
A capacitação faz parte do projeto 'Incubação de empreendimentos econômicos solidários da região nas áreas de artesanato e agroecologia', que a ITCP aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no fim de 2017. A iniciativa, de acordo com a assistente social da Incubadora, Fabiane Roman, busca mostrar aos participantes formas de agregar valor ao produto a partir do território deles.
Em Chapecó, por exemplo, através do resgate da colonização da cidade, os desenhos, as linhas e os contornos deram forma a pequenos panos usados na decoração. Com isso, a capacitação proporcionou aos artesãos, que participaram de cinco encontros, o resgate histórico da cultura local baseado na utilização de resíduos têxteis. Desta forma, o trabalho desenvolveu a utilização da técnica Knooking, uma variação contemporânea da tapeçaria.
Para a responsável técnica do projeto, Graciela Novakowski, a iniciativa da ITCP atende a missão da Universidade, que é promover o desenvolvimento regional. Por meio do artesanato, o objetivo é resgatar o histórico das atividades em cada município. "Também são espaços que promovem a interação e com isso novas discussões trabalhadas nesta área".
Outras capacitações
As atividades do projeto em Seara encerraram no dia 24 de julho. A capacitação beneficiou o grupo Arte da Roça e artesãos das comunidades do município e das cidades de Itá e Arabutã. Foram 15 pessoas envolvidas em cinco encontros, para resgatar os trabalhos com bambu, cipó, arte sacra e borboletas.
No encerramento, a ITCP, em parceria com a Credi Seara, promoveu a primeira Feira de Cultura, Arte e Biodiversidade da Agricultura Familiar, em comemoração ao Dia do Colono e Motorista (25/07). Na oportunidade, os artesãos e agricultores puderam comercializar seus produtos.
A capacitação também proporcionou a participação de três artesãs do grupo na 25ª Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria (RS). Entre os dias 12 a 15 de julho, elas realizaram oficinas na área para adquirir novos conhecimentos.
Já em Nova Itaberaba, o projeto envolveu o grupo de artesanato Sonho Brilhante. As atividades encerraram no dia 18 de junho e resgataram o trabalho desenvolvido por meio da pedra brilhante, que faz parte da história do município.Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro