Close Menu

Busque por Palavra Chave

SP Convention

TRABALHO MANUAL

Artesãos participam de capacitação para resgatar a identidade da região

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/08/2018 18:12 - Atualizado em 06/08/2018 18:12
Utilização de resíduos têxteis foi o resgate histórico realizado com o grupo Mães de Nazaré  (Foto: Unochapecó) Utilização de resíduos têxteis foi o resgate histórico realizado com o grupo Mães de Nazaré (Foto: Unochapecó)

O artesanato é um trabalho que encanta pela riqueza dos detalhes. Os materiais são desenvolvidos com muitas técnicas, a maioria passada de geração para geração, mas algumas se perdem com o tempo. Na busca por resgatá-las e aprimorá-las, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP) promove capacitações com artesãos da região. O projeto foi desenvolvido nas cidades de Nova Itaberaba, Seara e, por último, em Chapecó, com o grupo Mães de Nazaré. As atividades encerraram no dia 2 de agosto.

A capacitação faz parte do projeto 'Incubação de empreendimentos econômicos solidários da região nas áreas de artesanato e agroecologia', que a ITCP aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no fim de 2017. A iniciativa, de acordo com a assistente social da Incubadora, Fabiane Roman, busca mostrar aos participantes formas de agregar valor ao produto a partir do território deles.

Em Chapecó, por exemplo, através do resgate da colonização da cidade, os desenhos, as linhas e os contornos deram forma a pequenos panos usados na decoração. Com isso, a capacitação proporcionou aos artesãos, que participaram de cinco encontros, o resgate histórico da cultura local baseado na utilização de resíduos têxteis. Desta forma, o trabalho desenvolveu a utilização da técnica Knooking, uma variação contemporânea da tapeçaria.

Para a responsável técnica do projeto, Graciela Novakowski, a iniciativa da ITCP atende a missão da Universidade, que é promover o desenvolvimento regional. Por meio do artesanato, o objetivo é resgatar o histórico das atividades em cada município. "Também são espaços que promovem a interação e com isso novas discussões trabalhadas nesta área".

Outras capacitações

As atividades do projeto em Seara encerraram no dia 24 de julho. A capacitação beneficiou o grupo Arte da Roça e artesãos das comunidades do município e das cidades de Itá e Arabutã. Foram 15 pessoas envolvidas em cinco encontros, para resgatar os trabalhos com bambu, cipó, arte sacra e borboletas.

No encerramento, a ITCP, em parceria com a Credi Seara, promoveu a primeira Feira de Cultura, Arte e Biodiversidade da Agricultura Familiar, em comemoração ao Dia do Colono e Motorista (25/07). Na oportunidade, os artesãos e agricultores puderam comercializar seus produtos.

A capacitação também proporcionou a participação de três artesãs do grupo na 25ª Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria (RS). Entre os dias 12 a 15 de julho, elas realizaram oficinas na área para adquirir novos conhecimentos.

Já em Nova Itaberaba, o projeto envolveu o grupo de artesanato Sonho Brilhante. As atividades encerraram no dia 18 de junho e resgataram o trabalho desenvolvido por meio da pedra brilhante, que faz parte da história do município.

Outras Notícias
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro