Investigando o número
Há dez mil anos, o ser humano aprendeu a fazer contas. Contar tornou-se necessário quando começou a cultivar plantas e animais. O pastor precisava, por exemplo, saber quantas ovelhas tinha, se o número de animais tinha crescido ou diminuído. Primeiro, deve ter usado pedras ou os próprios dedos. Depois, criou símbolos, para registrar quantidade, os números.
Lua de mel
A lua de mel talvez é a fase matrimonial mais cantada em prosa e verso. Poucos dos nossos leitores saberão a origem da lua de mel. Vamos contá-la. Na antiga Roma, o povo cava o nome da lua de mel ao primeiro período do matrimônio, porque, por ocasião do casamento, espalhavam-se gotas de mel na soleira da casa dos noivos. É o mel, todos os sabemos, é uma substância que, além da sua cor dourada, é de grande sabor. E como o que está dourado representa coisa boa e o mel é bom, chamou-se, por analogia, de lua de mel a primeira fase do casamento, onde tudo, conforme dizemos, é tudo azul. É uso entre os povos orientais misturarem o mel ao vinho na ocasião da cerimônia matrimonial religiosa. Nessa ocasião, o mel é empregado com símbolo de pureza.
O ultravioleta
A fonte natural dos raios ultravioleta é a luz solar. Esses raios são de excelentes resultados no tratamento de doença da pele, do raquitismo, uma vez que as aplicações enriquecem a produção da vitamina D no organismo. O ultravioleta é constituído da parte invisível do espectro luminoso, que se prolonga para além da cor violeta e cuja existência se manifesta principalmente por sua ação química. O comprimento das suas ondas varia de 0,2 a 0,4 de micro.
Pensamento
Quando o coração se deixa vencer pela paixão, estão fechados os ouvidos para o conselho.
- Fernando Rojas
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro