Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artigo | Sete décadas de história

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/08/2018 09:17
Divulgação/LÊ Presidente ​da Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC) Presidente ​da Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC)

*Por Bruno Breithaupt

Com a imagem de um olhar vislumbrando o horizonte, a campanha da Fecomércio SC em comemoração aos 70 anos sintetiza a própria atuação da entidade: foco no futuro para garantir o dinamismo do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina. A Federação celebra sete décadas de fundação hoje reforçando sua missão de orientar, defender e representar as atividades e categorias do setor terciário.

Ao longo das últimas décadas, a entidade esteve alinhada às demandas econômicas e sociais da época. No período do “milagre brasileiro”, entre 1960 e 1970, defendeu o desenvolvimento econômico por meio de ampliação da infraestrutura estadual. Com a ascensão da globalização e da internacionalização dos mercados, na passagem de 1980 para 1990, a competitividade intensificou, exigindo qualificação profissional especializada e outras formas de gestão empresarial. Sintonizada com as novas necessidades, o sistema Fecomércio SC Sesc Senac ampliou os cursos de informática e línguas para qualificar o catarinense para os novos tempos.

Na implementação do Plano Real, a Fecomércio SC atuou para garantir que a abertura econômica atendesse aos interesses de ganhos de competitividade em uma estrutura regulatória que permitisse a concorrência em igualdade de condições.

O olhar se voltou para a melhoria do ambiente de negócios nos anos 2000. Desburocratização, eficiência produtiva no setor público, política fiscal responsável e construção de instituições sólidas passaram a ser as diretrizes da Federação.

Já próximo a virada da década, o desafio é a reestruturação da atividade sindical após a Reforma Trabalhista, que exige gestão transparente e profissional, além de entidades cada vez mais próximas aos representados. Diante deste cenário, o setor produtivo precisa robustecer a representatividade para ajudar a construir um Brasil mais competitivo, produtivo e, com isso, menos desigual.

*Presidente da Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC)


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro