Close Menu

Busque por Palavra Chave

Evento internacional em Chapecó discute governança e desenvolvimento sustentável da região

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/08/2018 16:52 - Atualizado em 13/08/2018 16:52
Divulgação/LÊ Evento é promovido em parceria com pesquisadores da Universidade de Coventry, da Inglaterra Evento é promovido em parceria com pesquisadores da Universidade de Coventry, da Inglaterra

Debater o desenvolvimento regional e as novas propostas de se viver em comunidade sempre esteve na pauta da Unochapecó. E neste mês de agosto o assunto ganha destaque com o 'Workshop Internacional de Intercâmbio e Pesquisa Avançada', com o tema 'Governança e Papel dos Atores no Desenvolvimento Sustentável na Articulação Global-Local'. A atividade é promovida pelo grupo de estudos e pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder da Universidade, em parceria com pesquisadores da Universidade de Coventry, da Inglaterra. O evento acontece na Unochapecó entre os dias 27 e 31 de agosto, com programação aberta ao público de 28 a 30, inclusive para representantes da sociedade civil e de agentes públicos. Para participar basta realizar a inscrição pelo site, de forma gratuita.

A colaboração entre as duas instituições aconteceu no ano passado, quando submeteram em conjunto um projeto a um edital internacional. Após concorrer com propostas de outros países e passar por sucessivas etapas, o projeto obteve a aprovação do governo do Reino Unido, que também vai custear integralmente os gastos do evento.

Segundo o coordenador brasileiro do projeto, professor Giovanni Olsson, essa é uma oportunidade para aproximar os grupos de pesquisa da Unochapecó com instituições do mundo. Serão 11 pesquisadores brasileiros e 16 pesquisadores britânicos especializados em desenvolvimento sustentável pluridimensional, que irão apresentar os seus trabalhos e discutir sobre eles. "Além disso, eles irão estudar Chapecó e a região, analisando alguns aspectos como o sistema de integração das famílias com as agroindústrias, o projeto do polo tecnológico, a inserção das comunidades indígenas na sociedade e as pequenas centrais hidrelétricas", explica.

Oeste catarinense: um laboratório de pesquisa

Giovanni ainda explica que o estudo do desenvolvimento pluridimensional envolve três dimensões principais: a econômica, com o crescimento do mercado e da produção; a proteção ambiental, para garantir às gerações futuras qualidade de vida; e, por último, a dimensão social. "Precisamos ter essas três dimensões equilibradas, isto é, sustentáveis. Esse tema nada mais é do que uma proposta de fazer com que a economia cresça, o ambiente seja protegido e que haja a inserção e inclusão social. E tudo isso precisa de governança pública e privada e de forte regulação pelo Direito". Todos esses assuntos convergem com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e poderão ser debatidos durante os cinco dias de workshop, transformando a cidade e a região em um laboratório de pesquisa.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade, Claudio Machado Maia, também irá participar do evento como um dos quatro mentores selecionados pelo governo britânico. Ele auxiliará os pesquisadores promovendo a interação e instigando o debate. "O objetivo do evento é analisar o papel dos atores tradicionais e emergentes no desenvolvimento sustentável no fenômeno da glocalização, ou seja, a presença do local na produção de uma cultura global".

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, lembra que o processo de internacionalização está cada vez mais presente na Unochapecó. O evento, portanto, é também uma oportunidade para estabelecer uma parceria com a Universidade de Coventry e desenvolver novas pesquisas. "Ter a visão diferenciada de um país desenvolvido, com chance de recursos, é com certeza uma grande oportunidade", acrescenta.

Por colocar a cidade no centro de importantes debates, além da Unochapecó, o projeto contou com o apoio formal de várias entidades públicas e da sociedade civil, como a Prefeitura de Chapecó, o Conselho Empresarial e a Agência de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de Santa Catarina.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro