Close Menu

Busque por Palavra Chave

Em reunião com vereadores, delegado Callfass propõe extensão do DPCAMI em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/08/2018 18:43 - Atualizado em 16/08/2018 18:43
Câmara de Vereadores de Xaxim Reunião dos vereadores com o delegado Callfass aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), em Xanxerê Reunião dos vereadores com o delegado Callfass aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), em Xanxerê

Na tarde desta quinta-feira (16), os vereadores Lula Fonini, Ciro Cassaniga, Joseane Sampaio, Agenor Junior Maier, Juliano de Lima, Ledinho Curtarelli e Antônio Jaime Fortunato da Silva estiveram realizando uma visita oficial ao delegado Regional da Polícia Civil, Fernando Callfass.

Em pauta, dois assuntos de extrema importância para o município de Xaxim. O primeiro deles é a instalação de uma DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente e Idoso) que já vem sendo pleiteada pelo Poder Legislativo desde março deste ano, quando após levantamento feito pela Câmara de Vereadores, constatou-se alto índice de violência contra a mulher na Comarca que atende também os municípios de Lajeado Grande, Marema e Entre Rios.

O assunto é de conhecimento do delegado Callfass que conhece de perto a realidade e sabe da necessidade da instalação de uma DPCAMI, pois de 30% a 40% dos atendimentos da Delegacia são oriundos de violência doméstica. Com a inauguração do Complexo de Segurança Pública, o delegado manifestou-se positivamente à instalação de uma extensão da DPCAMI de Xanxerê em Xaxim.

Na divisão dos espaços no Complexo de Segurança Pública, o Comando Regional da Polícia Militar, afirmou em reunião realizada na Câmara, que não teria interesse em se mudar para o Complexo, ficando parte do terceiro piso do prédio ocioso. Callfass, salientou que o local é excelente para instalação dessa extensão com atendimento especializado, sigiloso e capacitado para o público feminino.

Além disso, é a oportunidade para que, no futuro, se consiga o decreto, assinado pelo governador, autorizando a instalação da DPCAMI em Xaxim. “Seria um marco histórico, pois apenas cidades sedes de Delegacias Regionais possuem DPCAMI. Xaxim seria a primeira”, completou Callfass.

Uma Moção foi elaborada pela Câmara de Vereadores, aprovada e assinada por todos os vereadores, inclusive com apoio do promotor de Justiça, Diego Barbeiro, e será encaminhada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e ao Governo do Estado, solicitando a implantação da extensão para da DPCAMI de Xanxerê.

Ampliação do horário de funcionamento do CITRAN

Outro assunto discutido com o delegado foi a ampliação do horário de funcionamento da Circunscrição de Trânsito (CITRAN), conforme pedido da vereadora Joseane Sampaio e aprovado por todos os vereadores na reunião de terça-feira (14). Segundo Callfass, quando o Complexo for inaugurado há a possibilidade de flexibilização do horário, inclusive, com maior número de atendentes.

Participou da reunião o secretário-executivo da ADR de Xanxerê, Ideraldo Sorgato, que se prontificou em levar pessoalmente a demanda ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e ao governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

Os vereadores xaxinenses agradeceram o empenho, dedicação e atenção do delegado Regional que tem lutado incansavelmente pela melhoria da Segurança Pública em Xaxim e região.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro