Close Menu

Busque por Palavra Chave

REGISTROS HISTÓRICOS

Ceom realiza projeto para preservação e difusão dos jornais impressos de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/08/2018 17:02 - Atualizado em 21/08/2018 17:04
Unochapecó Projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó Projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó

Ao folhear as páginas de um jornal impresso é possível ver muito mais do que notícias. Elas trazem também histórias e memórias, que se tornam importantes patrimônios documentais para atuais e futuras gerações. Em Chapecó, a valorização desses documentos históricos é levada a sério pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó). Isso porque, o Ceom é responsável pelo projeto denominado 'Memória Impressa: preservação e difusão dos jornais históricos de Chapecó', que tem como objetivo preservar antigos periódicos do município, datados de 1940 a 1950. A atividade é patrocinada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura, e do Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó 2018.

O processo que envolve a preservação dos jornais consiste no desmonte das encadernações de cada periódico, da higienização, digitalização, reconstituição do suporte, recolagem, costura, confecção das capas e, por fim, o armazenamento. De acordo com o documentalista do Ceom e um dos envolvido no projeto, Ademir Miguel Salini, em média, cada encadernação de jornais leva de 15 a 20 dias para ser finalizada. Até o fim do projeto, que segue até dezembro deste ano, serão realizadas aproximadamente 12 encadernações.

Além de Ademir, a ação, que está no seu primeiro mês de execução, conta com participação da historiadora Eliana Bocega e de duas estagiárias do Centro de Memória, que reúnem-se no laboratório de higienização e conservação do Ceom para realizar as encadernações.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Covidômetro - Florianópolis - Julho
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro