Duas convenções coletivas de trabalho foram firmadas entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e os sindicatos dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Chapecó e de Xaxim. Os procedimentos definidos nas duas convenções envolvem cláusulas de natureza econômica. Assim, tratam sobre piso salarial, correção de salários, relações de trabalho e contribuições sindicais, entre outros aspectos.
A vigência dos dois documentos, de dois anos, é retroativa ao dia 1º de março e irá até 28 de fevereiro de 2020. O piso salarial da categoria, tanto para Chapecó como para Xaxim, é de R$ 1.214,00. Já a correção salarial, também retroativamente a março deste ano, foi fixada em 2,8% sobre os salários percebidos em fevereiro de 2018.
A assinatura das convenções coletivas de trabalho foi feita pelo vice-presidente do Sicom, Ricardo Urbancic, e pelos presidentes dos sindicatos dos movimentadores de Chapecó, Volmir Antonio da Rocha, e de Xaxim, Marcelo Roque Pegoraro.
A convenção de Chapecó envolve também os municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Carlos e Saudades. Já para os movimentadores de mercadorias de Xaxim, a convenção abrange também os municípios de Arvoredo, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunhataí e Marema.
Aditivo à convenção do comércio de Xaxim
O Sicom e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Xaxim assinaram termo aditivo à convenção coletiva de trabalho. Esse documento, que também abrange os comerciários de Arvoredo, Lajeado Grande e Marema, prorroga na íntegra todas as cláusulas da convenção anterior, com prorrogação da vigência até 30 de setembro próximo.
As duas convenções para os movimentadores de mercadorias e o aditivo para o comércio de Xaxim podem ser conferidas na íntegra através do endereço online http://sicom.com.br/publicacoes-legais.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro