Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

TRABALHO MÚTUO

Apae realiza Feira da Diversidade Empreendedora

Nos estandes, os expositores cativaram o público pela determinação e simpatia
Por: Janquieli Ceruti
02/12/2016 10:04
 Foi visível o comprometimento dos alunos com a atividade (Fotos: Janquieli Ceruti/LÊ) Foi visível o comprometimento dos alunos com a atividade (Fotos: Janquieli Ceruti/LÊ)

A quarta-feira (30) foi de festa para os alunos da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) de Xaxim. Eles participaram da Feira da Diversidade Empreendedora, na sede da instituição, que objetivou potencializar o desenvolvimento integral dos alunos a partir de dinâmicas que contextualizem a vivência cotidiana dos mesmos, estimulando a superação de limitações reais e essenciais para uma vida mais autônoma e independente. Das 9h30 às 11h15 e das 14h às 16h, a parceria entre Apae e Sebrae, através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) proporcionou estímulos à criatividade, à tomada de decisões, à organização e participação ativa nas atividades, tendo como atividade final a apresentação à comunidade, através desta Feira, dos produtos e trabalhos confeccionados no decorrer do projeto.

Os professores foram capacitados quanto à metodologia do JEPP e, consequentemente, aplicaram o conteúdo com as devidas adaptações. Por se tratar de um projeto dinâmico, ele foi totalmente acessível para os alunos, o que possibilitou responder à heterogeneidade dos diferentes perfis de aprendizagem presentes na Escola Especial Marlene Stieven. A instituição, por sua vez, embasou a proposta pedagógica nos princípios do Currículo Funcional Natural, em que a metodologia vai de encontro à do JEPP rumo à mesma finalidade.

Para fortalecer o espírito empreendedor nos estudantes da Apae, o evento contou com diversas mostras artesanais e culturais, entre elas: Sabores e Cores da Padaria Sonho Doce, Brinquedos Sucatas Divertidos, Doces Aromas; Armazém do Sabor e Locadora Amigos Apaeanos. Conforme a presidente da Apae de Xaxim,

Maris Stella Simonatto, a Feira fortaleceu ainda mais os vínculos com a comunidade. “A Apae de Xaxim sente que a Feira foi mais um sucesso em prol dos estudantes da instituição. A parceria com o Sebrae e com todas as pessoas que estiveram na Escola alcança o objetivo proposto, que é a interação entre a equipe apaeana e os alunos das escolas visitantes”, exemplifica.

A Feira contou com a visitação de 210 estudantes das escolas: Dr. Ari Lunardi e Dom Bosco. “O evento proporciona um aprendizado além da sala de aula, porque durante o ano letivo os alunos produzem materiais de artesanato, então para eles é inspirador, justamente para perceberem que em outras escolas esse tipo de

atividade também é realizada”, destaca a professora do 3º ano da Escola Dr. Ari Lunardi, Fernanda Leites.

*Com informações de Maria Joana Giareton


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro