Lê Notícias - Xaxim - Apae realiza Feira da Diversidade Empreendedora
Close Menu

Busque por Palavra Chave

TRABALHO MÚTUO

Apae realiza Feira da Diversidade Empreendedora

Nos estandes, os expositores cativaram o público pela determinação e simpatia
Por: Janquieli Ceruti
02/12/2016 10:04
 Foi visível o comprometimento dos alunos com a atividade (Fotos: Janquieli Ceruti/LÊ) Foi visível o comprometimento dos alunos com a atividade (Fotos: Janquieli Ceruti/LÊ)

A quarta-feira (30) foi de festa para os alunos da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) de Xaxim. Eles participaram da Feira da Diversidade Empreendedora, na sede da instituição, que objetivou potencializar o desenvolvimento integral dos alunos a partir de dinâmicas que contextualizem a vivência cotidiana dos mesmos, estimulando a superação de limitações reais e essenciais para uma vida mais autônoma e independente. Das 9h30 às 11h15 e das 14h às 16h, a parceria entre Apae e Sebrae, através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) proporcionou estímulos à criatividade, à tomada de decisões, à organização e participação ativa nas atividades, tendo como atividade final a apresentação à comunidade, através desta Feira, dos produtos e trabalhos confeccionados no decorrer do projeto.

Os professores foram capacitados quanto à metodologia do JEPP e, consequentemente, aplicaram o conteúdo com as devidas adaptações. Por se tratar de um projeto dinâmico, ele foi totalmente acessível para os alunos, o que possibilitou responder à heterogeneidade dos diferentes perfis de aprendizagem presentes na Escola Especial Marlene Stieven. A instituição, por sua vez, embasou a proposta pedagógica nos princípios do Currículo Funcional Natural, em que a metodologia vai de encontro à do JEPP rumo à mesma finalidade.

Para fortalecer o espírito empreendedor nos estudantes da Apae, o evento contou com diversas mostras artesanais e culturais, entre elas: Sabores e Cores da Padaria Sonho Doce, Brinquedos Sucatas Divertidos, Doces Aromas; Armazém do Sabor e Locadora Amigos Apaeanos. Conforme a presidente da Apae de Xaxim,

Maris Stella Simonatto, a Feira fortaleceu ainda mais os vínculos com a comunidade. “A Apae de Xaxim sente que a Feira foi mais um sucesso em prol dos estudantes da instituição. A parceria com o Sebrae e com todas as pessoas que estiveram na Escola alcança o objetivo proposto, que é a interação entre a equipe apaeana e os alunos das escolas visitantes”, exemplifica.

A Feira contou com a visitação de 210 estudantes das escolas: Dr. Ari Lunardi e Dom Bosco. “O evento proporciona um aprendizado além da sala de aula, porque durante o ano letivo os alunos produzem materiais de artesanato, então para eles é inspirador, justamente para perceberem que em outras escolas esse tipo de

atividade também é realizada”, destaca a professora do 3º ano da Escola Dr. Ari Lunardi, Fernanda Leites.

*Com informações de Maria Joana Giareton


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro