Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Li, Vi e Ouvi | Fome, vida e Nossa Senhora

Por: João Lamarque de Almeida
02/12/2016 11:16 - Atualizado em 03/07/2020 11:10

A fome no mundo

Quase um sexto da população do mundo passa fome. Um mundo desigual onde o preço dos alimentos é muito alto para os pobres e a obesidade é problema para os mais ricos. De sete bilhões, hoje, teremos provavelmente mais de nove bilhões de habitantes em 2050. AQ simplicidade da vida rural deu lugar ao corre-corre urbano. A segurança alimentar passa por distribuição de renda em todo o globo. O egoísmo globalizado deve dar lugar à solidariedade e à busca de alimentos para todos. No evangelho, a multiplicação dos pães necessitou de muita fé, organização do povo e evitar o desperdício. A FAO afirma que cerca de 1,02 bilhão de pessoas estão subnutridas na terra. Com certeza, se os governos gastarem menos com guerras e luxos, teremos alimentos em fartura para todos.

Respeitar a vida

O século XXI ou será ético ou nós simplesmente não existiremos, alguém disse. O ser humano tem em suas mãos hoje instrumentos que podem destruir a humanidade inteira várias vezes. Esta é a hora dramática do resgate, dos valores éticos que tornam possível a vida, a convivência respeitosa e harmoniosa, com o diferente de nós, e que possa garantir um futuro de esperança para todos. O cuidado humanizado, como uma responsabilidade ética, é a garantia de existirmos no futuro e evitarmos a autodestruição. Temos que superar a cultura da indiferença frente ao outro, principalmente nos momentos de maior fragilidade marcados pela doença e sofrimento. É urgente que nos reencatemos pela arte de cuidar da solidariamente.

Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida é o título carinhoso com o Brasil ama e reverencia a Mãe de Deus. Os devotos a buscam na imagem negra de manto azul que há 300 anos foi apanhada nas águas do Rio Paraíba. Sua devoção cresceu e se espalhou Brasil afora e o Papa Pio X, em 1930, deu-lhe o título de Rainha e Padroeira do Brasil. Na cidade de Aparecida está a maior basílica do mundo dedicada à Santíssima Virgem. Mas o coração materno de Maria é ainda maior, porque em toda parte, acolhe seus filhos, especialmente pobres e aflitos. Ó Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, ó Mãe Clementíssima, lançai sobre nós e todo o Brasil seu olhar de bondade; conduzi-nos a seu Filho Jesus e sede nossa guia na hora da morte e em todas as necessidades.

Pensamento

“Os políticos são os mesmos em qualquer lugar; prometem pontes onde não há rios.” (Nikita Kruschev)


Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro