Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sicom Pesquisas constata menos famílias chapecoenses endividadas

Índice de endividamento registra 47,7% neste mês
Por: LÊ NOTÍCIAS
27/08/2018 15:21
Divulgação/LÊ Dívidas estão relacionadas a carnês e cartão de crédito Dívidas estão relacionadas a carnês e cartão de crédito

O grau de endividamento das famílias em Chapecó caiu em agosto, mudando a situação de crescimento que vinha desde junho. Essa indicação está na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), realizada em Chapecó conjuntamente entre o Sindicato do Comércio (Sicom) e a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio/SC).

Segundo o levantamento, o índice de famílias chapecoenses endividadas, que era de 48,3% em julho, passou para 47,7% em agosto. O mês de agosto apesar da queda em relação a julho, se comparado com junho, ainda registra aumento, pois em junho o percentual de famílias endividadas foi de 43,2%.

Os dados coletados em agosto registram que, mesmo com contas a pagar, 52,3% dos chapecoenses entrevistados não estão com seus pagamentos atrasados. Possuem contas em atraso 24,7% das famílias endividadas. Quanto às condições de pagamento das contas em atraso, entre as famílias endividadas 52,8% especificam não ter possibilidade, 39% poderão pagar totalmente e 1,6% em parte.

A Divisão de Pesquisa e Estatística do Sicom indica, quanto ao tempo de pagamento das dívidas em atraso, que 49,5% levarão acima de 90 dias, 30,8% até 30 dias e 19,8% de 30 a 90 dias. Entre as famílias chapecoenses endividadas, 65,3% possuem entre 11% e 50% da renda comprometida com as dívidas.

Na pesquisa para a formação da Peic de agosto, 50,4% dos entrevistados afirmaram estar comprometidos com suas dívidas por mais de um ano. Outros 8,8% dizem que vão levar de seis meses e um ano para pagar as contas.

Motivos das dívidas

As dívidas estão relacionadas a carnês, conforme 51,7% dos entrevistados, e para outros 42,9% as contas são motivadas pelo cartão de crédito. De acordo com o Sicom Pesquisas, 28,3% possuem débitos devido ao financiamento de casa.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro