Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jornalista é profissão para formar cidadãos

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/12/2016 11:21

Não apenas informar, mas formar uma pessoa em cidadão. Informação é cidadania. Ser jornalista é amar a profissão acima de tudo. O desrespeito com baixos salários que os profissionais enfrentam. Os jornalistas são mal remunerados, trabalham em situação de perigo e, muitas vezes, enfrentam precariedade das condições de trabalho.

Ser jornalista é ir além. É falar a verdade e ter responsabilidade sempre, amar sua profissão. Por receberem constantes ameaças, acabam desistindo e trocam por outro ofício. Processos e retaliações, com talento em favor da democracia, cidadania e construção de uma sociedade que tenha, de fato, respeito por si e pelos seus. Jornalismo verdade, atacando o sistema que rouba a felicidade da humanidade.

Revelar a verdade é um dever sagrado para o jornalista. A verdade resume completamente como sendo um serviço público em benefício da sociedade e da cidadania. Para ser um jornalista, exige-se ter realmente muito amor pela profissão e partir constantemente em busca de algo que faça o cidadão ternar-se melhor. É sonhar com uma matéria de capa, é procurar a cobertura de uma notícia inédita e que cause impacto, investigar, perguntar, ser curioso. É entender que não é muito fácil ser milionário, mas que é possível, sim, ter uma vida estável financeiramente. É saber que o fim da exigência do diploma não é o fim da profissão e que o trabalho em demasia não te desqualifica, mas só te torna um profissional cada dia melhor e mais experiente. É correr atrás de um furo, de declarações bombásticas, de novidade, de clareza, de certezas. É ser um defensor natural de todo tipo de liberdade, carregando no peito uma credencial de imprensa.

Escolher jornalismo como profissão vai muito além da vontade de correr das matérias chatas de exatas da faculdade. É preciso saber escrever, ler, falar e principalmente ouvir. É preciso estar disposto a sofrer com as dificuldades, estar disposto a tomar tombos para aprender, mas levantar-se cada vez com mais vigor. Jornalista que é jornalista não se vê fazendo outra coisa, porque apesar das inúmeras dificuldades, é apaixonado pela profissão. Aos colegas jornalistas, mortos no desastre com o voo da Chapecoense, ficam expressos aqui os sinceros sentimentos da equipe LÊ NOTÍCIAS.


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro